Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Exposição ''Fronteiras do Baú''

Evento resgata a trajetória do negro no Brasil e no mundo.

  • Redação
  • 20:00
  • Sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Fala Matão - Redação

A abertura da exposição Fronteiras do Baú acontece nesta sexta-feira (17), às 19h30, na Casa da Cultura, permanecendo aberta para visitação pública até o dia 30 de novembro. A mostra reúne documentos, objetos, roupas e painéis históricos originários de Porto Alegre (RS), e de outros estados brasileiros. O evento acontece em parceria com a Prefeitura de Matão por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura.

O evento contará com a presença do secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania, Marcio Elias Rosa, que na oportunidade discorrerá sobre o tema ‘Cidadania’. A coordenadora de Políticas Públicas para as Comunidades Negra e Indígena, Profa. Elisa Lucas Rodrigues, também estará presente.

Fronteiras do Baú objetiva aproximar educadores, alunos dos ensinos fundamental, médio e superior e a sociedade em geral, para a reflexão e consciência acerca do processo pelo qual o negro contribuiu para a formação da sociedade brasileira. O projeto Fronteiras do Baú traz o acervo de Vanderlen Amaral da Costa, de Lavras do Sul (RS); um colecionador e também denominado de ‘Griot’, que já teve várias obras publicadas e premiadas, entre contos e poesias. Pensando no conceito de responsabilidade e inclusão social, o acervo também busca discutir o curso da história dos negros no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo, remetendo assim a uma reflexão da inserção do negro no contexto social dos 114 anos de pós-abolição da escravatura.

Com o objetivo de contribuir com as ações de outras personalidades negras como, por exemplo, Abdias do Nascimento, Solano Trindade, Raquel Trindade, Ney Lopes, professor Eduardo de Oliveira, entre outros, o gaúcho Vanderlen Amaral da Costa, 74 anos, retira do fundo do seu baú uma parte da história que ainda não foi contada.

De acordo com João Bento, o ‘Cucão’, diretor de Difusão Cultural da Casa da Cultura e ativista das cansas Negras em Matão, a lei 10.639/03 que se caracteriza como uma significativa ferramenta para desconstruir o mito da democracia racial. “Além disso, a lei eleva a autoestima das crianças negras e da própria comunidade negra, fortalecendo a exposição Fronteiras do Baú, que vem para despertar a valorização da cultura africana e afro-brasileira”, revela.

A abertura da exposição contará com a presença do secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Marcio Elias Rosa, que, na oportunidade, irá proferir uma palestra intitulada ‘Cidadania’. Além dele, a profa. Elisa Lucas Rodrigues, coordenadora de Políticas Públicas para as Comunidades Negra e Indígena da Secretaria da Justiça, também confirmou presença.



Fonte/Fotos: AIP

Tags

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.