Terça-feira, 16 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Matão recebe comédia ''Nau dos Loucos''

Na mesma data será realizada oficina teatral 'MeContaQueEuTeConto'

  • Redação
  • 12:16
  • Terça-feira, 22 de maio de 2018
Fala Matão - Redação

Neste sábado (19), às 20h, a Casa da Cultura 'Prefeito Armando Bambozzi' recebe o espetáculo “Nau dos Loucos”, com o grupo de teatro 'Pepitos'. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio do PROAC e Circuito Cultural Paulista, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Departamento de Cultura). A entrada é gratuita e a duração do espetáculo é de 80 minutos, com censura de 12 anos.

Escrita por Luís Alberto de Abreu, a obra se utiliza da comédia épica e popular para trazer olhares críticos à história brasileira, seus processos de colonização (do imperialismo à globalização), injustiças sociais e loucuras cotidianas do mundo contemporâneo. A proposta é interagir com o público e promover boas gargalhadas.
Na trama, um nórdico imperialista e um índio ciclotímico, desiludidos e sem perspectivas, vivem sua saga cômica ao embarcarem na mítica 'Nau dos Loucos' que desce o rio Reno recolhendo os loucos das cidades europeias. Por loucos, entendem-se, todas aquelas pessoas e figuras rejeitadas de que as sociedades queriam se livrar. Por meio do riso e comicidade, a fábula estimula uma aproximação e identificação do público com a história do Brasil em meio a seus recortes de sociedades, costumes, crenças, preconceitos, arbitrariedades, intolerâncias e insanidades.

Luara Pepita, diretora do espetáculo, explica que a 'Nau dos Loucos' é um verdadeiro reduto da liberdade, em que tudo é permitido, não há regras. “Ao ver uma Nau dos Loucos, nosso primeiro reflexo seria nos assustar, ter medo. Será que a Nau vai me levar? Será que eu sou um rejeitado, um excluído? Mas num segundo momento, vemos que, muitas vezes, queremos fugir da vida que já levamos, do lugar em que estamos", afirma.

O grupo ainda mostra, em sua obra e trabalho de pesquisa, grande atenção ao papel e potencial da narrativa dentro do teatro. Assim, o público pode observar, em 'Nau dos Loucos', diferentes instâncias narrativas, o valor de se contar a história não apenas pela interpretação, mas também no uso plural dos objetos, cenários e adereços, bem como troca de personagens, partituras corporais por vezes acrobáticas. “É um grande mix: corpo, acrobacia, voz, canto, música, interpretação, narração, multissignificação”, pontua Luara.

Após a apresentação de Nau dos Loucos, o grupo promoverá uma conversa com o público para dividirem impressões, entendimentos e pontos de vista sobre o espetáculo e as provocações que ele traz.

Oficina ‘MeContaQueEuTeConto’ - O grupo Pepitos ainda realizará a oficina de teatro que visa reacender o valor das narrativas na praça 'Dr. Leônidas Calígola Bastia', das 15h às 17h. No encontro, os participantes serão estimulados a contar histórias e dividir experiências de forma livre. Na sequência, serão realizadas dinâmicas e jogos para transpor essas histórias para a cena, transformando-as em teatro.

A oficina é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades – crianças, jovens e adultos. Para melhor atender todos os interessados, a oficina tem o limite de até 30 participantes.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Júlio Cesar Ribeiro, a realização de oficinas teatrais auxiliam na desenvoltura de apresentações, favorecendo tanto o aprendizado quanto as técnicas de colocação corporal e vocal. "As oficinas visam ajudar não somente os alunos a se prepararem para o palco, mas também na melhoria dos aspectos comunicativos, criativos e propositivos”, destaca.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.