Quarta-feira, 17 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

70ª Festa de Corpus Christi acontecerá em Matão

Mais de 80 mil pessoas são esperadas para festa religiosa deste ano

  • Redação
  • 09:09
  • Sexta-feira, 25 de maio de 2018
Fala Matão - Redação
Diretor de Cultura Júlio Ribeiro ( Foto: AIP)

As comunidades católicas e a Prefeitura de Matão realizam a 70ª Festa de Corpus Christi na próxima quinta-feira (31 de maio). A ornamentação dos doze tapetes em formato de cruz no Centro está prevista para começar às 4h da manhã. Neste ano, além dos tapetes seguirem o tema da Campanha da Fraternidade 2018: "Fraternidade e Superação da Violência", o diferencial será o resgate dos desenhos de décadas anteriores para mostrar um pouco da tradicional festa turístico-religiosa do município.

Por meio de esforço de todas as secretarias municipais, Matão está pronta para receber turistas e visitantes de toda região e países. Mais de 80 mil pessoas são esperadas na cidade. Os trabalhos de tingimento da dolomita (carbonato de cálcio) iniciaram no barracão da antiga estação ferroviária no dia 15 de fevereiro deste ano, logo após o Carnaval.

Sob a supervisão de João Bento (Cucão), diretor da divisão de Formação Cultural, 60 toneladas de dolomita foram tingidas em cores variadas para atender a demanda dos enfeites de rua. “Este ano iremos reviver os desenhos geométricos do passado como forma de homenagear a trajetória de Corpus Christi em Matão. As cores mais solicitadas para 2018 são o verde e o roxo. Estamos com todo material praticamente pronto para atender as comunidades, grupos religiosos e da sociedade civil de diversas frentes que se dedicarão aos trabalhos voluntários. Além da dolomita, outro tipo de material, como areia fina e grossa, também receberam tingimento. É um trabalho árduo, entretanto, será uma celebração muito bonita”, afirma.

Integrando a programação cultural de Corpus Christi, o diretor do Departamento de Cultura, Júlio Cesar Ribeiro, comenta que uma programação musical foi programada para gerar o entretenimento dos visitantes. Em particular, Julio destaca a exposição preparada em homenagem ao artista plástico Victório D´Agostino, que foi escolhido para o projeto “Artista da Rua” deste ano, coordenado pela artista plástica Rita Bessi. “O atista será homenageado em virtude de sua história de vida e comprometimento com Corpus Christi. A Casa da Cultura sediará a mostra denominada 'Victorio D´Agostini – Arte e Vida' no período de 30 de maio a 16 de junho, com visitação de segunda a sextas-feira, das 8h às 17h. Acreditamos que esta é uma homenagem justa”, relata.

O secretário de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, Sebastião Trigo, reforça que toda a infraestrutura para esta festa religiosa foi providenciada. "Buscamos a segurança dos visitantes e munícipes. Neste sentido, a instalação de banheiros químicos, cuidados com eletricidade, disposição de barracas, Bombeiro Civil e outras solicitações foram preparadas para realização desta grande celebração. Matão é um município que se destaca por seu turismo religioso, com certeza será uma festa maravilhosa”, enaltece Trigo.

Na oportunidade, Ribeiro salienta que o prefeito Edinardo Esquetini se mostra satisfeito com os trabalhos para a 70ª Festa de Corpus Christi. “Esta é uma festa turística reconhecida internacionalmente. Para tanto, o prefeito Esquetini, junto com sua equipe de governo, não mede esforços para que seja realizada uma celebração com zelo, segurança, beleza e sucesso. Matão será destaque no cenário nacional e internacional mais uma vez”, finaliza.

Programação
Bar do Kuka: 30 de maio – a partir das 21h30;
Feira Regional de Artesanato: Rua Rui Barbosa, Av. Sete de Setembro e ao redor da praça 'Dr. Leônidas Calígola Bastia' – a partir das 8h30;
Praça de Alimentação (entidades filantrópicas): 30 de maio – a partir das 21h – e no dia 31 de maio – a partir das 9h;
Coral Menino Jesus (regência Marisa Picchi Toledo): escadaria da igreja "Senhor Bom Jesus" – a partir das 15h.

Shows Musicais:
Ne Oliveira – das 8 às 8h45;
Keylla Emerichi – das 8h45 às 9h30;
Grupo Choro de Bola com participação de Renato Galvão – das 9h30 às 11h;
Orquestra Jovem de Matão e Corais (regência Danilo Gomez) – das 11h às 12h;
SomBaca – das 12h às 13h;
BellaMur – das 13h às 13h30;
Coorporação Musical Santa Cecilia – das 13h30 às 15h.

Fonte: AIP

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.