Domingo, 16 de junho de 2019
Fala Matão

1º Encontro de Companhias de Santos Reis em Matão

Evento aconteceu na praça da Vila Pereira para intercâmbio das tradições folclóricas

  • Redação
  • 10:06
  • Quinta-feira, 08 de novembro de 2018
Fala Matão - Redação
AIP

No domingo (4), foi realizado o 1º Encontro de Companhias de Santos Reis de Matão na praça 'Prefeito José Bartholomeu Ferreira', na Vila Pereira. A organização do evento se deu por meio da Cia de Santos Reis “Padre Marcos Pião, sendo uma realização da Prefeitura de Matão, por meio de suas secretarias municipais. Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os grupos participantes, tambérm buscou preservar as tradições folclóricas da região.

Comparecem ao encontro as seguintes companhias do interior paulista: "Estrela Brilhante do Oriente", de Tapiratiba; “Os Reis nos Acompanham", de Motuca; "Três Reis Santos", de Cravinhos; "Magos do Oriente", de Pradópolis; Associação de Reis Irmãos Soares, de Luiz Antônio; "Estrela Guia", de Ribeirão Preto; Associação dos Reis Magos do Oriente, de Santa Rosa do Viterbo; Irmandade Peregrinação de Santos Reis, de Bento Quirino; "Seguidores de Jesus", de São Simão; "São Lourenço do Pontal", de Pontal; "Irmãos da Terra", de Cajuru; "Estrela Guia", de São Carlos; "Unidos de Serrana", de Serrana; e a de "Reis Mensageiros da Paz", de Londrina.



O encontro contou ainda com a participação da “Feirinha de Artesanato”, que reuniu artesãos locais para propagação de seus trabalhos, fortalecendo assim a economia criativa. Durante todo o dia ocorreram apresentações de companhias, louvor à Nossa Senhora Aparecida e bênçãos aos presentes.

Os organizadores se mostraram satisfeitos com toda a realização e agradeceram todo apoio recebido para que o 1º Encontro de Companhias de Santos Reis acontecesse. “Em nome da Cia de Santos Reis 'Padre Marcos Pião', agradecemos o poder Executivo e o Legislativo de Matão, bem como todos os apoiadores para que esse sonho se tornasse realidade”, destaca.

O diretor do Departamento de Cultura, Júlio Cesar Ribeiro, salientou que “a Folia de Reis é uma festa católica intimamente ligada à comemoração do Natal, onde os foliões celebram os Três Reis Magos. Trata-se de uma festa originária na Espanha, que difundiu as celebrações pela Europa. De acordo com os registros, no Brasil, os festejos foram trazidos pelos colonos portugueses. A festa ganhou força por volta do século XIX, sendo identificada em diversas regiões do país e, sobretudo, pelo interior paulista. É muito bonito contemplar essas tradições culturais e vê-las sendo difundidas entre gerações. Todas as companhias estão de parabéns”, finaliza Ribeiro.

AIP

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.