Sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Fala Matão

Cultura Geek acontece na ETEC neste sábado (1)

Evento apresenta diversos eventos a partir das 10h

  • Redação
  • 17:11
  • Quarta-feira, 28 de novembro de 2018
Fala Matão - Redação

Neste sábado (1), a partir das 10h, o Instituto Jaguar realiza o encontro de 'Cultura Geek' em Matão. O evento acontecerá na ETEC 'Sylvio de Mattos Carvalho'. Na oportunidade serão realizados workshops sobre robótica, games e quadrinhos, rodas de bate-papo, bem como apresentação de painéis nos segmentos da educação, do empreendedorismo, Cosplay, youtubers, dentre outras atrações. Com o apoio da Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, os participantes poderão doar 1 litro de leite em prol do Fundo Social de Solidariedade.

De acordo com José Rodrigo Sanches, organizador do evento, a 'Cultura Geek' objetiva apresentar a cultura do estilo de entretenimento nerd a cidade de Matão e região, cujo propósito é a integração de quatro grandes setores: o público, o privado, o educacional e o terceiro setor. “A finalidade é fomentar, aquecer e fortalecer todo o ecossistema do setor do entretenimento nerd”, ressalta.

Júlio Cesar Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, explica que o termo é usado pelos jovens sem malícia e como uma fonte de orgulho. "A palavra nerd significa alguém que está interessado em um assunto normalmente intelectual ou complexo para sua própria causa”, frisa.

A Cultura Geek
Esta cultura está presente na sociedade atual, apresentando-se como forte tendência. Os geeks também são pessoas aficionadas em novas tecnologias relacionadas às diversas áreas do entretenimento, como computadores, games, livros, filmes e cultura pop em geral, entretanto com estilo próprio, que se caracteriza em interesses por tudo que está relacionado a tecnologia, a filmes de ficção científica (Star Wats, Star Treck, entre outros), a jogos eletrônicos e de tabuleiro, além de ser extremamente inteligentes.

Dentro da cultura geek existem certas divisões, ou seja, diferentes tipos de geeks, o que significa que para ser um geek você não precisa se interessar por todos os aspectos mencionados acima. Portanto, podem ser fãs de games: composto por geeks que sabem tudo sobre os novos games e consoles lançados no mercado, utilizando camisetas com personagens de jogos como “Super Mário”.

Fãs de computadores: este grupo é marcado pelos geeks que necessitam ter sempre os melhores computadores e equipamentos do mercado, com recursos gráficos e processamento de última geração.

Fãs de animes e mangás: este tipo de geek forma uma extensa comunidade, em que quase sempre estão caracterizados de seus personagens preferidos em eventos de cosplay, normalmente sabem tudo sobre determinado anime ou mangá.

Fãs de ficção científica e fantasia: tipo clássico de geek, estes comparecem a encontros sobre Star Wars, sabem jogar vários tipos de RPGs e gostam de se vestir, nos finais de semana, como Harry Potter e outros personagens de sagas fantasiosas.

Fãs de séries de televisão: esta é considerada uma nova modalidade de geek com pessoas que sabem tudo sobre as séries do momento e que passam as madrugadas acordados realizando maratonas ou esperando que o próximo episódio seja colocado para download.

Fãs de rock e heavy metal: a maioria das pessoas que fazem parte deste grupo de geeks gostam de andar de preto e geralmente estão usando uma camiseta de banda. Quando um novo CD é lançado, são os primeiros a comprá-lo. Para eles não existe meio termo, ou o álbum ficou maravilhoso, ou a banda se vendeu para o “mainstream”.

Programação
10h – Abertura;
10h30 – Workshop 'Robótica e Drones';
11h30 – Painel sobre Instituições Educacionais com o tema: “A perspectiva da Educação para o Profissional do Futuro”, instituições participantes: ETEC, Fatec Taquaritinga, Faculdade Anhangueram e IMMES;
12h30 – Workshop Canto Nerd Magic, roda de bate-papo 1 – Coletivo Z;
13h30 – Painel sobre Empreendedores do Setor do Entretenimento com o tema: “Empreendedorismo e o mercado de Entretenimento”, com participação do Canto NERD, Masmorra, Estúdio Lucidi e Tols4Corps;
14h30 – Workshop Masmorra (board games) com roda de bate-papo 2 – Autores de Quadrinhos;
15h30 – Painel sobre Cosplay com o tema: “Entendendo o Universo Cosplay”, com desfile de Cosplay Infantil e participação do Projeto SOS, Fiona Princesa e Viúva Negra;
16h30 – Workshop 'Turma da Monica', roda de bate-papo 3;
17h30 – Painel sobre Game Reviews com o tema: “O Universo gamer e o mundo dos youtubers”, apresentação comentada – Youtubers/Gamers;
18h30 /19h00 – Encerramento com apresentação da Banda Ledbetter.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.