Quarta-feira, 17 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Escolas estão sem faxineiras; alunos e professores estão lavando banheiros

Algumas escolas estaduais de Matão, Araraquara e Gavião Peixoto, estão sem faxineiras há mais de um mês.

  • Alex Gasoni
  • 00:04
  • Segunda feira, 20 de junho de 2016
Fala Matão - Alex Gasoni

Alunos e professores estão lavando banheiros e realizando, quando possível, outras limpezas nas escolas afetadas.

Na escola Odone Belline em Matão - SP, que já foi motivo de orgulho para quem estudava lá, quando tinha como diretor o hoje aposentado, senhor José Emílio, alunos da escola protestaram pela manhã, na quarta(15) e quinta-feira(16), não comparecendo nas salas de aulas, reivindicando direitos na entrada da escola.

Sem contrato

O contrato com a empresa que presta serviços para o governo acabou, não sendo feito outra licitação com antecedência, mas não foi explicado o motivo pelo qual houve o atraso na licitação.

Mais problemas

Outra reclamação dos alunos da escola estadual Odone Belline, é sobre a reforma que foi realizada na escola; reclamações sobre a obra incompleta da quadra de esportes, entre outras obras, que são de péssima qualidade e já estão apresentando problemas, segundo os alunos da escola. 

Solução

Segundo a direção da Diretoria Regional de Ensino de Araraquara, na segunda-feira (6), o problema da limpeza nas escolas afetadas estará resolvido com funcionários reiniciando os trabalhos.

Visão de aluna

Uma aluna da escola Odone Belline, L.F., enviou um texto para o portal Fala Matão, onde ela conta, com detalhes, todos os problemas que acontecem na escola:

''Como aluna da escola, ex participante do Grêmio estudantil, e que sempre participou de projetos pedagógicos em busca de melhorias para a escola, tenho que dizer que não concordo em muitos aspectos que foram reivindicados na manhã de hoje, mas sabendo da situação em que a escola se encontra, acredito que tenham sim o direito e dever de pedir por melhorias. Eu mesma já tive que limpar minha sala pois a situação estava precária, muitos alunos sujam as salas sim, mas desde que estamos sem faxineiras a maior parte dos alunos se mobilizou em tentar manter a organização, e muitos inclusive saíram de suas aulas e chegaram a lavar os banheiros. 

A maior preocupação talvez não seja a questão da limpeza, mais sim o todo, pois as condições que a escola se encontra não são admissíveis daquela que ostenta trofeis e já teve seus dias de gloria. A reforma "feita" no ano passado só serviu para atrapalhar as aulas, em que tinhamos que conviver com barulho e nem conseguir escutar aos professores, e se ao menos a escola fosse "arrumada", muito pelo contrario, só destruiu mais ainda o que precisava de cuidados, já que tudo que foi feito se quebrou, a rampa de acesso para cadeirantes à quadra de esportes simplesmente se desfez 1 semana após a entrega, a quadra não foi terminada, o banheiro para deficientes está incorreto e feito com desleixo não podendo ser usado, a cozinha teve de ser refeita duas vezes, e todo o trabalho praticamente não serviu de nada. Apesar de termos excelentes professores, a parte pedagógica está um caos em meio a tamanha bagunça, deixando aqueles que realmente querem aprender algo à merce de si mesmos, já que não existe o apoio, e o aprendizado está complicado. Dentre tamanhos outros problemas que a escola enfrenta, onde está o papel da diretoria de ensino, que nós cobra tanto, mas não existe nenhum retorno? Onde está o papel dos governantes que deveriam nos fornecer ao menos um ambiente saudável de aprendizagem? Onde está o prefeito e os vereadores em ano de eleição para lutar pelo direitos dos estudantes? Cabe sim aos alunos fazerem o seu devido papel, mas está claro desde a manhã de hoje que algo está sim errado, e que alguma coisa deve ser feita. Na situação em que tudo se encontra só resta o apoio da imprensa para que "alguém" resolva ouvir. Qual será o futuro da educação de nossos filhos? A solução seria mudar de escola? Não, pois além de sermos moradores do bairro, muitos de nós trabalham e necessitam da escola perto de nossas casas, e merecemos sim uma resposta positiva a respeito de tudo. ALGO PRECISA SIM SER FEITO. 

Está é apenas minha opinião, e talvez a de muitos alunos da escola, não sei se a mesma daqueles que protestaram hoje''.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.