Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Prefeitura lança campanha contra o abandono de animais

Campanha ‘Animal não é brinquedo – Quem abandona não merece respeito’ busca conscientizar sobre o abandono de cães e gatos, incentivando denúncias da população.

  • Alex Gasoni
  • 17:05
  • Quinta-feira, 13 de julho de 2017
Fala Matão - Alex Gasoni

Seguindo o lema ‘Animal não é brinquedo. Quem abandona não merece respeito!’, a Prefeitura de Matão lançou na tarde desta quarta-feira (12) campanha que busca a conscientização da população contra abandono de animais. Através da Secretaria Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, estão sendo disponibilizados cartazes, panfletos e ainda publicidade institucional na televisão, rádio e mídias sociais para atingir o maior número de pessoas e obter êxito no trabalho. Atualmente, há 427 animais no canil municipal, sendo 266 cães adultos e 41 filhotes, 105 gatos adultos e 15 filhotes. Segundo o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, são atendidas, em média, 3 ocorrências por dia de abandono de animais, o que corresponde a aproximadamente 1200 casos por ano. Em relação a maus tratos, são, em média, 10 ocorrências por mês.

A mesa diretora do evento foi composta pelo prefeito Edinardo Esquetini, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Viviane Esquetini, do vice-prefeito Moacir Matturro, do secretário da pasta organizadora, Marcos Nascimento (Marquinho), da representante da ONG ‘Amigos da Mulekada’, Heloísa Ribas, e da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB de Matão, Alessandra Alves.

O prefeito Esquetini relatou, na ocasião, que o município já realizou cerca de 535 castrações neste ano e que a campanha será intensa, visando melhores condições aos animais. “Queremos mostrar que o abandono não é um ato simples como muitas pessoas acreditam. Os animais têm a mesma sensibilidade de uma criança, eles sentem medo, desespero e muita falta do seu dono, entrando até mesmo em depressão. A denúncia de casos dessa natureza é anônima. Por esse motivo, não é preciso ter receio de denunciar. Além disso, vamos abrir um novo concurso da Guarda Municipal e seis ou sete destes classificados terão um treinamento para trabalhar com a questão animal, que consigam exercer a lei com apoio da ONG ‘Amigos da Mulekada’ e da OAB Matão. Precisamos que todos entendam que os animais têm mais amor por nós do que nós por eles”.

Segundo o secretário Marcos Nascimento, o canil atende uma quantidade grande de animais, mas todos estão recebendo os devidos cuidados, como vacinação, alimentação e banho, mesmo havendo dificuldades em atender todas as solicitações da população. “O canil não pode virar um depósito, precisa ser um espaço que ofereça qualidade de vida a esses cães e gatos, deixando-os prontos para serem adotados”, ressalta.

Segundo a lei federal nº 9.605/1998, abandonar animal é crime, com pena de detenção que pode variar de três meses a um ano, além de multa. O artigo 164 do Código Penal também prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, desde que o fato resulte prejuízo. As denúncias de casos em Matão podem ser feitas pelo telefone 3383-4060.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.