Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

FATEC de Matão terá início em fevereiro

Reforma do antigo IMMES e construção de mais três salas estão entre as exigências. Vestibular acontece em novembro.

  • Redação
  • 08:23
  • Quarta-feira, 27 de junho de 2018
Fala Matão - Redação
Antigo prédio do IMMES receberá reformas e construção de mais duas salas

O prefeito Edinardo Esquetini recebeu, na última segunda-feira (25), a visita do coordenador de projetos da Unidade do Ensino Superior de Graduação, Henrique Zavarez Barbosa, e o coordenador de projetos do Agronegócio, Luiz Antônio Daniel, ambos do Centro Estadual de Educação Tecnológica ‘Paula Souza’, para tratar sobre documentos a serem encaminhados para a vinda da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). Estiveram também na reunião, o vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Francisco Matturro, e os empresários Alex Antoniosi e Valtinho Baldan.

Após a reunião, aconteceu uma visita técnica no prédio onde será implantado inicialmente o curso de Projetos Mecânicos para Máquinas e Implementos Agrícolas. No espaço, localizado na área do antigo Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior (Immes) no Residencial Olívio Benassi, puderam verificar as instalações do prédio e a área em que serão construídas as três novas salas. A autorização para a construção da Fatec já possui assinatura da diretora superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica ‘Paula Souza’, Laura Laganá. O município matonense será o primeiro a receber a instituição de ensino técnico superior na modalidade Duo, ou seja, a parte teórica será realizada em laboratório da Fatec e a parte prática será nas indústrias conveniadas. Neste modelo, ainda possibilita a atualização do curso semestralmente acompanhando a evolução tecnológica das empresas.

Segundo Esquetini, o Executivo está determinado em realizar todos os trâmites necessários para que a Fatec seja uma realidade em Matão, sendo um marco histórico para a cidade. “Quando pensamos em fazer a Fatec no antigo prédio do Immes, ainda era propriedade da instituição matonense de ensino superior. Então, realizamos uma troca deste prédio do Benassi por um prédio público no Centro. Então, esta conquista foi graças ao nosso empenho de fazer a permuta da área anteriormente. É importante lembrar a população que as coisas não acontecem tão fácil no poder público, precisamos realizar um processo metódico e complicado, porque tudo é detalhado e precisa ser muito bem documentado. Não existe conquista sem esta burocracia existente nos dias de hoje”, relata.
Vale lembrar que o anúncio da vinda da Fatec foi oficialmente divulgado pelo governador de São Paulo, Márcio França, em sua visita a Matão no dia 31 de maio. Na ocasião, anunciou a verba de R$ 12 milhões para a construção do prédio da Faculdade, que será localizada em uma área no bairro Parque dos Ypês. “Liberando este dinheiro anunciado pelo governador Márcio França, temos a possibilidade de ter uma Fatec pronta e, em parceria com as indústrias, dentro de 18 a 24 meses. Caso isso não ocorra, a demora será de 4 a 5 anos, por isso, vamos ‘correr’ para que se concretize no menor tempo possível. Não tenho dúvidas que conseguiremos agilizar esta verba para o município, ainda mais com o Márcio França no governo estadual”, afirma o prefeito Edinardo Esquetini.

Francisco Matturro explica que o poder público e privado estão agilizando a finalização dos documentos para serem entregues à diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. “Esta reunião é uma preparatória para o encontro com a superintendente Laura Laganá no dia 2 de julho em São Paulo. Na ocasião, entregaremos todos os documentos e projetos finalizados para instalação imediata dos cursos da Fatec em Matão. Com o vestibular sendo realizado em novembro deste ano, a primeira turma começa no próximo ano letivo. Temos uma cidade com vários segmentos, como indústrias agrícolas, de alimentação, confecção esportiva, entre outras. Ou seja, necessita de uma demanda de cursos profissionalizantes para nossa população, possibilitando trabalho, emprego e renda”, salienta.

Sobre o curso
O primeiro curso ofertado será o de Projetos Mecânicos para Máquinas e Implementos Agrícolas. Com 40 vagas no período noturno, serão 3 anos de forma totalmente gratuita. O vestibular está previsto para ser realizado em novembro deste ano. O tecnólogo em Projetos Mecânicos atua na área de projetos de produtos, máquinas e equipamentos relacionados à área industrial. Este profissional tem competências para realizar trabalhos com detalhamento técnico de sistemas que envolvam máquinas, motores, instalações mecânicas e termos mecânicos, aplicando e selecionando os materiais usuais em projetos mecânicos.

Para ministrar o curso em Matão será realizado um convênio entre a Fatec e empresas interessadas, em que estas serão avaliadas por chamamento público, com a publicação em edital. Depois deste processo, cada empresa selecionada ficará em a cargo de um seguimento dos cursos.

Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)
No dia 15 de janeiro de 1968, o então governador do Estado de São Paulo, Dr. Roberto Costa de Abreu Sodré, constituiu um grupo de trabalho que estudaria a viabilidade de implantação gradativa de uma rede de cursos superiores de tecnologia com duração de dois a três anos. Os cursos superiores de tecnologia estavam sob jurisdição do Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo, entidade autárquica criada em 6 de outubro de 1969.

Em 20 de abril de 1970, o Conselho Estadual de Educação aprovou a instalação e o funcionamento do Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo. Em 1973, o Centro Estadual de Educação Tecnológica passou a denominar-se Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Em 10 de abril de 1973, foi criada a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec – SP). Atualmente, os cursos da Fatec (SP) já colocaram no mercado de trabalho mais de 20.000 tecnólogos, profissionais de nível superior cuja formação abrange uma extensa gama de conhecimentos científicos, humanísticos e tecnológicos, graças à composição de currículos que respondem ao desenvolvimento tecnológico e econômico, adequando-se às demandas sociais de bens e serviços. Além dos cursos de graduação, a Fatec oferece programas de pós-graduação lato sensu e de atualização tecnológica, além de realizar diversos eventos para difusão de tecnologia.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.