Sábado, 20 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Aluno do IFSP Matão concorre ao Parlamento Juvenil do Mercosul 2018

  • Redação
  • 13:48
  • Terça-feira, 27 de novembro de 2018
Fala Matão - Redação
Igor Gabriel Marçal de Oliveira, 15 anos, aluno do IFSP Matão do 1º ano do Curso Técnico em Química

O estudante Igor Gabriel Marçal de Oliveira, 15 anos, aluno do IFSP Matão do 1º ano do Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio do IFSP Matão, teve seu projeto aprovado entre centenas de estudantes do estado de São Paulo. Ele é um dos quatro estudantes paulistas a concorrer a vaga de parlamentar juvenil do Mercosul e, se eleito, exercerá o mandato entre 2018 e 2020 representando os jovens de São Paulo e do Brasil na instituição internacional. Ao todo, serão escolhidos por eleição 27 representantes brasileiros, que atuarão nos locais onde estudam, em Brasília e na sede do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai.

Qualquer jovem entre 14 e 18 anos pode votar na candidatura de Igor ao Parlamento Juvenil do Mercosul. O período da votação será de 26 a 30 de novembro, para isso basta entra no site pjm.mec.gov.br, clicar para ver os candidatos de SP e participar.

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma ação do Mercosul, bloco econômico formado, dentre outros, por países como o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Chile, e que busca proporcionar aos jovens estudantes uma experiência de diálogo e protagonismo juvenil sobre temas de interesse comum dos países membros e associados, perpassando temas como educação, inclusão social, direitos humanos e democracia. Além de expandir seus conhecimentos, os estudantes participarão de debates e terão voz ativa na tomada de decisões, levando ao parlamento os interesses dos jovens de nossa região e atuando no desenvolvimento de seus projetos.

O trabalho apresentado por Igor baseia-se na ideia de que a educação deve ser prioridade para que tenhamos uma sociedade justa. Intitulado “Formação política para os jovens”, o projeto consiste em oferecer formação sobre Política para adolescentes, elevando a qualidade dos debates sobre o assunto e construindo um protagonismo juvenil baseado na ideia de que conhecimento é poder.

“Dizem muito por aí que a juventude é despolitizada e que não se interessa pelas questões sociais, políticas e econômicas. Isso é triste, porque é por meio da política que todos os cidadãos, sobretudo os jovens, podem contribuir para mudar a sociedade. Uma das conquistas dos jovens é o voto, por isso é importante reafirmar esse direito e garantir que possamos debater e contribuir de forma lúcida para a vida pública, escapando da demagogia e do senso comum”, aponta o estudante.

O projeto de Igor foi desenvolvido sob orientação do professor Sociologia e Filosofia do IFSP, Alan Eric Fonseca. Para o professor, “é muito gratificante ver que um dos nossos alunos teve a honra de ser selecionado. É sinal de que apostar na juventude é algo válido e importante. É para isso que nós lutamos todos os dias, para proporcionar aos nossos alunos uma educação pública e de qualidade, formando jovens críticos que, com certeza, serão protagonistas de suas próprias vidas e também atuarão para uma sociedade melhor”.

Fonte: IFSP - Matão

Tags

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.