Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Fatec Matão passa por última vistoria técnica

Prédio já está concluído para receber turmas no primeiro semestre de 2019

  • Redação
  • 08:32
  • Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018
Fala Matão - Redação
Fatec passou por ampla reforma e ampliação - Foto: AIP

Última vistoria técnica aconteceu no prédio provisório da Faculdade de Tecnologia de Matão (Fatec), espaço onde estava locado o antigo Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior (Immes), na segunda-feira (17). Desta vez, a tecnóloga em construção civil da Fatec, Priscila de Oliveira Heuko, esteve nas imediações para verificar as exigências de infraestrutura do local. Do ato, participaram o prefeito Edinardo Esquetini, os secretários de Obras, Carlos Hasselaar, e de Serviços Municipais, Antonio Luiz Zucolo, a coordenadora de implantação da Fatec Matão, Emilena Lorenzon Bianco, o coordenador pedagógico da unidade, Marcelo Picchi, o representante da empresa Baldan, Alexandre Tessi, entre outras autoridades.

Durante o encontro, foram realizadas vistoriadas detalhadas das salas, secretaria, cozinha, cantina, banheiros e estacionamento do prédio provisório. Em reunião, foram sugeridas também modificações e implantações no local, sendo estas consideradas necessárias para a futura ampliação da obra, prevista para o segundo semestre de 2019.

A reforma completa do prédio, que está sob responsabilidade da empresa Guerra Construção & Infraestrutura Urbana, já foi finalizada. Desde a última visita feita no local, foram implantados: alambrado, portões, tomadas no padrão atual, concertina antifurto, iluminação interna, câmeras de segurança e grama no estacionamento. A limpeza geral também já foi realizada. Para o término da obra será instalado o ar-condicionado e feita a higienização da caixa d'água.

Hasselaar explica os próximos passos da obra e a importância desta Faculdade de Tecnologia para Matão. “Após o término das obras, representantes do Centro Paula Souza vieram realizar a vistoria final do prédio, confirmando que prédio está apto para receber os alunos no começo do ano. Porém, ainda vamos fazer alguns adicionais, como a instalação do ar-condicionado, um novo sistema de computação com cerca de 82 computadores na sala de aula, então, chegando este material vamos interligar tudo com a internet para que funcione perfeitamente em 2019. Vale destacar que já começou a conversa sobre a próxima ampliação tanto para novos cursos quanto a construção de três salas, biblioteca, espaços de convivência e de computação, enfim, tudo está caminhando para um final positivo”, afirma.



Neste ano, o vestibular para o curso superior de Tecnologia em Análise de Processos Agroindustriais foi realizado no dia 9 de dezembro. A formação oferece 40 vagas para período noturno. Em 9 de janeiro de 2019 será divulgada a lista de classificação geral, da 1ª lista de convocação e do desempenho dos candidatos. Já no dia 10 do mesmo mês, poderão ser feitas as matrículas da 1ª lista de convocação. A divulgação da 2ª lista de convocação será no dia 14 e no dia 15 serão realizadas as matrículas da 2ª lista de convocação. O início das aulas está previsto para a primeira semana de fevereiro.

Segundo Emilena, mais de 400 pessoas se inscreveram para o primeiro curso que será oferecido pela Fatec Matão. “Tivemos uma surpresa, porque conseguimos mais de 400 inscritos, mesmo que apenas 202 realizaram o pagamento do boleto, isto mostrou que Matão possui uma demanda alta para estes cursos da Fatec. Então, tínhamos 11 candidatos por vaga, com 50% não pagantes, efetivaram 5 candidatos por vaga. Agora, nossa expectativa é que tenhamos todos os requisitos solicitados pelo Centro Paula Souza ao poder público local atendidos para que o prédio possa começar a funcionar e ser utilizado já no primeiro semestre de 2019. Com a entrega, esperemos também trazer os mobiliários e outros equipamentos que fazem parte do programa curricular do curso, começando o ano felizes com esta realização”, destaca.

Ao longo de todo processo que começou no primeiro semestre de 2018 com tratativas para concretização da Faculdade de Tecnologia de Matão (Fatec), tem sido discutido o projeto de construção do novo prédio, que ficará localizado no Parque dos Ipês. O novo local levará aproximadamente 2 anos para o término e toda parte operacional, incluindo os funcionários, serão por conta do Centro Estadual de Educação Tecnológica ‘Paula Souza’. As unidades do município matonense serão as primeiras a receber a instituição de ensino técnico superior na modalidade Duo, ou seja, a parte teórica será realizada em laboratório da Fatec e a parte prática será nas indústrias conveniadas. Neste modelo, ainda possibilita a atualização do curso semestralmente acompanhando a evolução tecnológica das empresas.

AIP

Tags

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.