Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Reconhecimento facial será implantado em escolas municipais de Matão

Objetivo é combater evasão escolar e facilitar comunicação entre família e escola

  • Redação
  • 16:33
  • Quinta-feira, 07 de março de 2019
Fala Matão - Redação

Neste ano, a prefeitura de Matão, por meio da secretaria de Educação e Cultura, implantará nas escolas municipais de ensino fundamental e médio, a tecnologia de reconhecimento facial dos alunos. Cerca de 3 mil alunos serão cadastrados, tendo como objetivo controlar a frequência escolar e ter maior comunicação entre as famílias dos estudantes com a rede pública de ensino.

O sistema de reconhecimento facial foi projetado e desenvolvido para atender a realidade das escolas públicas, por isso, é um sistema totalmente web, hospedado em servidores, podendo ser acessado de qualquer lugar pela Internet, em tempo real, sem a necessidade das escolas arcarem com computadores e servidores de última geração. Isso permitirá uma melhor administração e acompanhamento eficiente da frequência dos alunos e dos funcionários das escolas auxiliando no gerenciamento, na segurança e na democratização das informações para todos os níveis da hierarquia administrativa.

Segundo o prefeito Edinardo Esquetini, esse é mais um compromisso do executivo sendo cumprido. “Estamos inaugurando em breve mais um CRAS, dando manutenção em escolas e construindo creches, e agora, implantaremos esse sistema inovador na cidade, por meio de uma indicação do vereador Manzini, a quem eu agradeço pela preocupação com os alunos da rede pública. O Reconhecimento Facial implantado nas unidades de ensino, sem dúvida, trará tranquilidade aos pais dos alunos, pois saberão imediatamente, por meio mensagem, que seus filhos estão seguros e dentro das escolas, além de possibilitar o monitoramento da merenda escolar. Isso comprova o nosso compromisso que é ‘cuidar de pessoas’ dando uma atenção maior às prioridades como a Educação, por exemplo”, diz Esquetini.

Para a secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, o sistema funcionará da seguinte maneira: os estudantes serão previamente cadastrados, e sempre que chegarem à escola, terão seus rostos escaneados no equipamento, que em seguida, registrará a presença. Os pais receberão o registro de frequência no celular via SMS. “O sistema proporcionará ao gestor público, não só controlar a frequência dos alunos, como também melhorias nas condições de planejamento e intervenção imediata nas escolas que apresentam baixos índices de frequência. O envio de SMS, push e e-mail, que serão utilizados no sistema, também servirão para campanhas educativas, convite para eventos, e convocação para reunião de pais e mestres, etc. Os módulos de integração com o Bolsa Família, a ação social do Município e o Conselho Tutelar oportunizará o envio das informações sobre a assiduidade dos alunos de forma automática a esses órgãos, para que sejam tomadas as medidas sociais pertinentes”, enfatiza a secretária.

Adriana acrescenta que, além do equipamento proporcionar o controle sobre a evasão escolar , o contato com as famílias será bem mais eficaz. “Assim que os portões do colégio são fechados, o sistema realizará o envio automático de e-mail, push e SMS (mensagem de texto) para o celular dos pais ou responsáveis dos alunos, o que garantirá maior tranquilidade às famílias”, conclui a secretária.

Antes de colocar o sistema em funcionamento, os diretores e professores da rede municipal passarão por um treinamento, e somente depois, farão o cadastro dos alunos e o registro dos números dos celulares dos pais e responsáveis que possam receber as mensagens.

aip

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.