Sexta-feira, 29 de março de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Câmara homenageia cidadãos matonenses por se destacarem na convivência com pessoas Autistas

  • Alex Gasoni
  • 10:02
  • Quarta-feira, 12 de abril de 2017
Fala Matão - Alex Gasoni

A Câmara Municipal de Matão realizou na quinta-feira (06), uma sessão solene, para entrega do Certificado “Autista Tufic Abi Rached” às pessoas que se destacaram na convivência com portadores de Autismo em nossa cidade. A homenagem fez parte da comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo no município de Matão. Seguindo o que determina a Lei nº 4.709/2014, neste ano foram indicados para receber a homenagem, pela Secretaria de Saúde do Município e pela Comissão dos Diretos Humanos da Câmara, as senhoras Regiane Cristina Villas Boas Gonzaga, Cristiane Ribeiro Fernandes, que não pôde comparecer por motivos particulares e foi representada pela Coordenadora Pedagógica da APAE, a senhora Alessandra Bertonha, e o senhor Nilton Santos de Almeida.

A solenidade foi presidida pelo vereador Valter Trevizanelli (Valtinho) e contou com a presença das vereadoras Cleuza Salatta, Sônia Moura e dos vereadores Alexandre de Cinque, Jonas Garcia Filho, Luis Mansini, Luiz Cerqueira e Sebastião de Assis Freitas. Também estiveram presentes os familiares do saudoso Tufic, que leva o nome do certificado, o autor da lei que autoriza a realização da solenidade, o ex-vereador Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), o Secretário da Saúde, Dr. João Guimarães e o vice-prefeito Moacir Matturro, representando o prefeito Edinardo Esquetini que por compromissos assumidos anteriormente não pode comparecer. 

Na oportunidade, a Dra. Elaine Cristina Magni Freitas, Coordenadora do Centro de Saúde Mental Infantil, fez uma explanação sobre o que é o Autismo e a importância da divulgação do assunto. O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros. No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas portadoras dessa síndrome. “É essencialmente importante o diagnóstico precoce, e preferencialmente antes dos três anos de idade, para que dentro deste período, sejam feitos os atendimentos e intervenções adequados aos portadores”, explicou a Coordenadora do Centrinho.

Para o Presidente da Câmara há muito que transformar quando o assunto é autismo, porque há a necessidade de informar. “Conscientização traduz ação e é a partir daí que se inicia a transformação. As pessoas autistas precisam de um diagnóstico, não como forma de rotulá-las, mas sim para a correta abordagem e desenvolvimento de sua autonomia, independência e funcionalidade”, disse Valtinho.

Fachada da Câmara está iluminada de azul 

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a fachada da Câmara Municipal de Matão ficará, durante o mês de abril, iluminada com a cor azul. O motivo da ação é chamar a atenção da população para o autismo, síndrome neurológica cuja incidência em crianças é maior que a soma dos casos de Aids, Câncer e Diabetes juntos.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.