Quinta-feira, 28 de março de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Pista XCO de Mountain Bike é inaugurada

Aproximadamente 100 atletas participaram do evento no entorno Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini

  • Redação
  • 14:51
  • Quarta-feira, 27 de março de 2019
Fala Matão - Redação
Largada da primeira bateria - Foto: AIP

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, em parceria com a equipe de Ciclismo de Matão, realizou o evento de inauguração da Pista XCO Galática de Mountain Bike no último sábado (23). O evento aconteceu na Avenida Habib Gabriel, no cruzamento com a Avenida Alberto Benassi, no Jardim Cambuí. Logo após a solenidade, foi iniciada a prova de XCO com premiação aos vencedores. Aproximadamente 100 atletas fizeram inscrições no local por meio da doação de 2 litros de leite que serão doados para uma instituição socioassistencial da cidade.

Do ato, participaram o prefeito Edinardo Esquetini, o presidente da Câmara, Luiz Manzini, o diretor de Esportes, Elci de Oliveira Filho, o ciclista Gustavo Gonçalves (Guga), o coordenador da equipe de ciclismo de Matão, José Maria Pereira (Maquininha), e o presidente do Centro de Pesquisa e Reabilitação do Hospital Carlos Fernando Malzoni (CENP – REAB), Dr. César Minelli.

Luiz Manzini diz que Matão quer incentivar o esporte na cidade para que a população tenha mais opções esportivas e uma vida saudável. “Um esporte diferente que temos disponível a partir desta inauguração da pista em nosso município com a participação de muitas cidades da região. Mas é como eu já disse anteriormente: nada se consegue sozinho. Neste caso, tivemos um grupo do pessoal da Mountain Bike junto com o Dr. César Minelli que é um excelente médico na cidade. Então, nós vereadores encaminhamos a solicitação ao prefeito Esquetini que prontamente foi atendido e votamos a Lei para conseguirmos entregar essa pista de XCO para o município. Sendo assim, quem ganha é a população e em especial aqueles que praticam o esporte”, comenta.

Segundo o prefeito Edinardo Esquetini, estes eventos acabam movimentando a economia do município, além de incentivar a prática esportiva de uma nova modalidade. “É uma alegria muito grande fazer esta inauguração! Quero agradecer imensamente o Marcelo, o Guga, o Maquininha, o Dr. César Minelli, todos que foram fundamentais para que este evento pudesse acontecer no município. Lógico que tem a participação do Executivo que fez o projeto de Lei, encaminhou para o Legislativo, que também foi uma parte importante deste processo pela aprovação unânime dos vereadores. Então, tudo isso é importante, principalmente o empenho da Secretaria de Esportes, por meio do secretário Trigo e do diretor Elci, para que se tornasse realidade. Aqui também tivemos pessoas de Itápolis, de Bariri, de Limeira, enfim, de várias cidades da região, ou seja, movimenta todo setor econômico de nossa cidade”, relata.

O prefeito ainda salienta que é fundamental a preservação da limpeza e os cuidados para manter o local. “O Guga estava mostrando as mãos até com um pouco de calo de vir com a enxada para ajudar. É óbvio que a Prefeitura manda fazer roçagem e vir com as máquinas, porém os detalhes são eles que acabam cuidando, fazendo com que um local que era problema para o Executivo se torne um atrativo para a população e região. Aliás, fiquei sabendo que é uma das melhores pistas da região, o que me deixou ainda mais feliz e grato por esta conquista”, finaliza.

Nesta modalidade Cross Country Olímpico (XCO), o trajeto é menor, variando de 6 a 20 quilômetros, funcionando em circuitos, alternando trechos mais específicos, como terrenos acidentados e uma topografia com muitos aclives e declives. Esta é uma modalidade mais radical e, normalmente, as corridas são disputadas em grupo. A dificuldade técnica é alta e exige mais experiência do ciclista. Mesmo que não precise de tanta resistência física, esta modalidade carece de mais potência muscular para superar partes técnicas e mais difíceis do trajeto.

Gustavo Gonçalves (Guga) explica a felicidade de realizar esta inauguração da Pista XCO de Mountain Bike em Matão. “Batalhamos muito para fazer essa inauguração, por isso, viemos aqui oficializar essa nova conquista para a cidade. Recebemos aqui nosso prefeito Edinardo e o pessoal da Secretaria de Esportes para mostrar que foi uma somatória do trabalho de todo mundo, além dos atletas e dos moradores. Eu esperava umas 60 pessoas e viemos com 70 plaquinhas de identificação, mas na primeira categoria já deu 30 pessoas, superando muito mais as nossas expectativas. Todo mundo ganha com isso, os moradores, os vizinhos, a cidade com esta pista de XCO que é referência, os atletas, ou seja, toda população que ganha na prática esportiva, em especial no ciclismo, que é atenuante hoje em todas as cidades e faz com que a pessoa se torne um ser humano melhor, mais saudável e com uma melhor qualidade de vida”, afirma.

Guga ainda fala dos futuros objetivos da modalidade para a cidade de Matão. “Ano passado tivemos os Jogos Regionais, mas este ano a pista está mais Galática ainda e o prefeito já falou que podemos fazer o que a gente quiser na pista, é só mandar o projeto que o Executivo fará de tudo para atender essa demanda, porque pensamos alto e futuramente queremos trazer uma etapa do Brasileiro, assim como outro projeto de escolinha esportiva para crianças carentes”, destaca.

Dr. César Minelli aproveita para alertar sobre a importância da prática esportiva para evitar doenças como AVC e hipertensão arterial.“É mais um patrimônio para o conjunto poliesportivo que temos em Matão, onde as pessoas têm a possibilidade de exercitar mais uma modalidade esportiva que usa bastante força, bastante técnica e está aberto aqui, é gratuito, com certeza é uma grande aquisição para a cidade de Matão. Em questão de cuidados com a Saúde, já está mais que comprovado que quaisquer exercícios que a pessoa com AVC faça (bicicleta, caminhada, corrida) reduz a chance da pessoa ter derrame, infarto, controla pressão alta, diabetes. Então essa pista vem acrescentar a pessoa que gosta de praticar Mountain Bike, sendo mais uma opção que a pessoa tem para fazer atividade física e prevenir doença. Falando nisso, quero convidar todos para nossa corrida de 5km de prevenção ao AVC e uma prova de Mountain Bike no dia 25 de maio”.

Esquetini reforça que o Dr. César Minelli apresentou dados de alerta sobre os benefícios dos exercícios para ajudar em diversas doenças. “Fiquei sabendo de um dado até que me deixa meio preocupado e ao mesmo tempo procurando uma alternativa para que a gente possa melhorar a questão da Saúde aqui do município. O Dr. César Minelli me disse que uma pessoa que sofre AVC e não vem a óbito, ela custa em torno de R$200 mil com o tratamento, quer dizer, caso a gente consiga incentivar as pessoas a aderir ao ciclismo seja ela na criança, adolescente, adulto, média idade, a melhor idade, então, conseguiremos evitar muitos problemas de AVC e hipertensão arterial, porque o nosso neurologista Minelli disse, por meio de seus estudos, que o ciclismo é o melhor mecanismo para evitar estas doenças. Então é algo que precisamos levar para os bairros e para todos os cantos da cidade para melhorar a Saúde de Matão”, conclui.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.