Quinta-feira, 18 de julho de 2019
Fala Matão

‘Décimo Chiozzini’ recebe abertura os Jogos Escolares

Solenidade de abertura contou com a presença de autoridades , apresentação da Ginástica Geral da prefeitura e com mais de mil pessoas nas arquibancadas

  • Redação
  • 11:19
  • Quinta-feira, 04 de abril de 2019
Fala Matão - Redação
Foto: AIP

Após 20 anos, o prefeito Edinardo Esquetini retornou com os Jogos Escolares de Matão. A abertura aconteceu na sexta-feira (29) no ginásio de esportes ‘Décimo Chiozzini’. O evento é uma parceria da Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude e da Secretaria de Educação e Cultura, com o Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte, com patrocínio da Uniara e apoio da Rádio Cidade FM.

Do ato, também participaram o prefeito Edinardo Esquetini, os secretários das pastas organizadoras, Sebastião Trigo e Adriana Marangoni, e o presidente da Câmara, Luiz Manzini, entre outras autoridades. Mais de mil pessoas estiveram presentes na solenidade que dá início as competições dos Jogos Escolares 2019.

Durante a noite, vários atrativos foram realizados como a entrada dos atletas, homenagem aos professores Moacir Matturro (vice-prefeito) e professora Aléa Rossi pelos trabalhos prestados no setor de Educação do município, juramento do atleta e acendimento da tocha e pira olímpica. Para abrilhantar a noite, os alunos da escolinha esportiva de ginástica geral fizeram uma apresentação das atividades desenvolvidas na modalidade. “Tivemos um show, as crianças realizaram uma bela apresentação com a ajuda das professoras Ana Moura e Daw Rinco, que se dedicaram por 4 meses neste tempo que voltamos com a escolinha de ginástica em Matão. A procura está sendo enorme, colocamos na quadra 70 crianças, então quero deixar meu muito obrigado e os parabéns ao prefeito Edinardo e ao secretário Trigo e toda equipe”, salienta Kamila Donda, coordenadora da ginástica geral.

Esquetini relata que o espetáculo realizado pela escolinha esportiva de ginástica foi incrível e deixou todos emocionados. “Há 4 meses, iniciamos a equipe de ginástica geral e a apresentação das atletas foi algo que me emocionou muito. Então, quero parabenizar as professoras Ana e Daw pela iniciativa e o trabalho maravilhoso que vem desenvolvendo em um curto período, pois não temos nem 5 meses de criação e já contamos com mais de 80 crianças e adolescentes, os quais fizeram um excelente trabalho”, afirma.

Dentre as modalidades disputadas nos Jogos Escolares estão: atletismo convencional e ACD; basquete; futsal; handebol; natação convencional e ACD; vôlei; judô, karatê; e futebol. A categoria para todos os gêneros esportivos é sub-14 2005/2016 (13 e 14 anos). Ainda participam 15 escolas estaduais, particulares e municipais, além da APAE, sendo elas EM Adelino Bordignon, EM Antonio Carlos Manzini, EM CAIC, EM CAJU, Colégio COC, EE Dorival de Carvalho, EM Helena Borseti, EE José Carlos Pinotti, EE José Inocêncio da Costa, EE Leopoldino Meira de Andrade, EE Marlene Fratini, Colégio Objetivo, EE Odone Beline e SESI.

As disputas começam na próxima segunda-feira (8) com a modalidade de futsal. Desta forma, os jogos coletivos serão realizados durante a semana, a partir das 18h, nos ginásios Décimo Chiozzini e Carlos Alberto Magalhães. Já os individuais, acontecerão aos sábados, a partir das 8h, também no Décimo Chiozzini e Carlos Alberto Magalhães. Somente a natação que será no CAJU (Centro de Atendimento à Juventude) aos sábados pela manhã.
De acordo com Trigo, é importante realizar um trabalho sério juntando o poder público municipal e o governo federal. “Para nós é um orgulho muito grande em fazer mais este evento esportivo em nossa cidade, principalmente com as crianças do município e da escola. Por isso, quero agradecer imensamente a todos os professores e coordenadores que vem ajudando nossa pasta a realizar este nosso sonho, além do auxílio do governo federal, por meio do deputado Capitão Augusto, pela destinação da verba de R$100 mil. Desta forma, estamos interagindo, fazendo esporte, saúde e educação”, relata.

Adriana Marangoni explica que é fundamental realizar a integração entre Educação e Esporte. “Este evento surge como uma integração entre todas as escolas de Matão nas diversas modalidades esportivas. Ultimamente, nós vivemos um momento educacional complicado com nossos jovens e o nosso prefeito Edinardo Esquetini prima pelo bem-estar, cultura e lazer para nosso município para que nossas crianças se desenvolvam cada vez mais na área da Educação”, fala.

Fonte: AIP

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.