Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Assinada ordem de serviço para reinício das obras da ponte do Turvo

Obras serão retomadas ainda nesta semana pela empresa Guerra Construção & Infraestrutura Urbana

  • Redação
  • 10:25
  • Quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Fala Matão - Redação

Na tarde da última segunda-feira (8), o prefeito Edinardo Esquetini assinou a ordem de serviço para reconstrução da cabeceira da ponte do distrito de São Lourenço do Turvo. A ação aconteceu na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura de Matão. Verbas federais no valor de R$861.122,85 foram destinadas para realização desta obra e para parte da ponte do Jardim São José. Mas, nesta primeira fase serão feitos apenas os serviços na ponte do Turvo.

Para que a assinatura fosse autorizada, o prefeito Esquetini precisou ir a Brasília na última terça-feira (2), para solicitar agilidade na liberação da ordem de serviço. “Nós tínhamos uma expectativa muito grande, foi uma luta para acertarmos todas as planilhas e toda burocracia exigidas para que se fizesse um convênio. Em nossa visita a Brasília, conseguimos adiantar em 95% das problemáticas, resolvendo estas questões. Então, na última quarta-feira (3), já em Matão, montamos um mutirão dentro da Prefeitura para entregar toda documentação restante e necessária no final da tarde. Por fim, na sexta-feira (5), eu liguei em Brasília para o Daniel e a Rosilene que me disseram estar tudo planilhado e resolvido para que a empresa continuasse a obra”, afirma.

Na oportunidade, o prefeito Edinardo Esquetini aproveitou para dizer que a retomada dos serviços da ponte do bairro São José será realizada em uma segunda fase. “Nós temos a primeira fase que está dentro deste processo do autorizo que pedimos uma certa urgência devido cerca de 6 mil pessoas estarem ilhadas em São Lourenço do Turvo. Então, com a liberação desta ponte no distrito, partimos para a ponte do São José. Lembrando que dependemos ainda de algumas autorizações do Ministério da Integração, mas estamos caminhando juntos e trabalhando para que as duas pontes sejam liberadas em datas próximas, resolvendo os dois problemas de uma vez por todas”, destaca.

Vale lembrar que a estrutura foi danificada após o período de chuvas que ocorreram na cidade no início do ano passado. Após o incidente, teve parte de sua estrutura improvisada com madeira de eucalipto. Então, na primeira semana de junho deste ano, a empresa responsável já estava com as máquinas preparando o local para construção dos gabiões de sustentação e, em seguida, seria construída a pista em concreto armado. Porém, alguns problemas burocráticos impediram a continuidade desta obra.

O secretário Carlos Hasselaar explica os motivos da paralisação da obra em São Lourenço do Turvo. “A situação que estava era de uma ponte com a cabeceira de madeira, estava tudo em ordem e funcionando, mas no local passam caminhões e grandes carretas com 50 e 60 toneladas. Portanto, com o tempo, começou a desbarrancar por baixo da estrutura de madeira, então, vimos a oportunidade de recuperar a ponte já que tínhamos a verba na mão, só que tivemos todo esse procedimento de verbas, de burocracia e de contratação, fazendo com que perdêssemos tempo realmente. A partir de hoje é mãos à obra!”, diz.

Agora, com a assinatura desta ordem de serviço, será realizada a finalização da obra pela empresa Guerra Construção & Infraestrutura Urbana. Nesta semana, a empresa fez uma vistoria no local e as máquinas retomarão os serviços em breve. “Estas máquinas drenarão toda a parte de água que está invadindo o local. Já a parte de fundação da ponte para baixo do nível d’água está pronta, então vamos subir aquele gabião até o nível de apoio da ponte e fazer um sistema de amortecimento da cabeceira, chegando com o gabião até o nível de cima da ponte e fazer uma grande lage que vai transferir toda a carga da cabeceira da ponte para o aterro. Vamos fazer um trabalho de uma forma definitiva, toda de concreto, estaqueada e com mais segurança para suportar os veículos com cargas pesadas”, ressalta Carlos Hasselaar.
Segundo o prefeito, a previsão para conclusão da ponte de São Lourenço do Turvo é de 40 dias. “Bom, sabemos que demorou 60 ou 70 dias para conseguir a liberação, mas queremos que em 40 dias seja finalizada, claro que tudo vai depender do tempo, mas nosso planejamento é que dentro de 40 dias estejamos com a obra concluída e pronta, a não ser que chova muito neste período e atrapalhe o andamento dos trabalhos”, conclui Esquetini.

Fonte: AIP

Tags

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.