Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Reconstrução da ponte de São Lourenço do Turvo é iniciada

Ordem de serviço assinada pelo prefeito Esquetini prevê término da obra em 40 dias

  • Redação
  • 16:47
  • Quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Fala Matão - Redação
AIP

Os serviços na ponte do distrito de São Lourenço do Turvo, na vicinal ‘Dr. Laerte José Tarallo Mendes’, começaram nesta semana. Sob responsabilidade da empresa Guerra Construção & Infraestrutura Urbana e após vistorias no local, as máquinas retomaram aos trabalhos fazendo a drenagem da água que estava acumulada no local devido as chuvas dos últimos dias. Já a parte das fundações da ponte abaixo do nível d’água estava concluída, então, agora, serão construídos os gabiões até o nível de apoio da ponte, fazendo um sistema de amortecimento da cabeceira, chegando com o gabião até o nível da ponte e fazendo uma laje de concreto interligando com a pista. Portanto, a empresa realizará um serviço definitivo, toda de concreto, estaqueada e com mais segurança para suportar os veículos com cargas pesadas.

Para que fosse possível a retomada desta obra, foi preciso aguardar a liberação da Defesa Civil do Estado de São Paulo depois de analisados os documentos que foram encaminhados tanto pela prefeitura quanto pela empresa responsável por executar a obra. Em seguida, o prefeito Edinardo Esquetini assinou a ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos de reconstrução da cabeceira da ponte do Turvo que serão realizados por meio de verbas federais no valor de R$861.122,85. Estes recursos foram destinados para a ponte de São Lourenço do Turvo e para parte da ponte do Jardim São José. Nesta primeira fase serão feitos apenas os serviços na ponte do Turvo. E, para solicitar agilidade na liberação da ordem de serviço que foi assinada, o prefeito Edinardo Esquetini precisou ir a Brasília na primeira semana do mês de outubro para que a assinatura fosse autorizada.

Vale lembrar que a estrutura foi danificada após o período de chuvas que ocorreram na cidade no início do ano passado. Após o incidente, teve parte de sua estrutura improvisada com madeira de eucalipto. Então, na primeira semana de junho deste ano, a empresa responsável já estava com as máquinas preparando o local para construção dos gabiões de sustentação e, em seguida, seria construída a pista em concreto armado. Porém, alguns problemas burocráticos impediram a continuidade desta obra.

Um dos motivos pelos quais aconteceu a paralisação da obra no Turvo foi que a situação era de uma ponte com a cabeceira de madeira, mesmo que estava tudo em ordem e funcionando, no local, passam caminhões e grandes carretas com 50 e 60 toneladas, por isso, com o tempo, começou a desbarrancar por baixo da estrutura de madeira. Então, na ocasião, viu-se a oportunidade de recuperar a ponte já que a Prefeitura de Matão tinha a verba disponível, só que era necessário realizar todo o procedimento para liberação destas verbas, assim como realizar a burocracia e a contratação.

Segundo Esquetini, o Executivo precisou realizar um trabalho árduo para concretização das verbas do governo federal para retomada das obras na ponte de São Lourenço do Turvo. “Nós tínhamos uma expectativa muito grande, foi uma luta para acertarmos todas as planilhas e toda burocracia exigidas para que se fizesse um convênio. Em nossa visita a Brasília, conseguimos adiantar em 95% das problemáticas, resolvendo estas questões. Então, quando retornei a Matão, montamos um mutirão dentro da Prefeitura para entregar toda documentação restante e necessária no final daquela tarde. Por fim, quando finalizamos os serviços solicitados ao Executivo, eu liguei em Brasília para o Daniel e a Rosilene que me disseram estar tudo planilhado e resolvido para que a empresa continuasse a obra”, afirma.

O prefeito Edinardo Esquetini explica que a previsão para conclusão da ponte de São Lourenço do Turvo é de 40 dias. “Bom, sabemos que demorou 60 ou 70 dias para conseguir a liberação, mas queremos que em 40 dias seja finalizada, claro que tudo vai depender do tempo, mas nosso planejamento é que dentro de 40 dias estejamos com a obra concluída e pronta, a não ser que chova muito neste período e atrapalhe o andamento dos trabalhos”, finaliza.

AIP

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.