O projeto Frente de Trabalho é realizado pela Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Já na terça-feira (22), os profissionais começaram os trabalhos no novo prédio onde deverá ser instalada a nova Secretaria de Saúde. Porém, também atuarão na Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos. Dentre as atividades realizadas pelos cursistas estão: limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais, entre outros. Os cargos foram disponibilizados aos trabalhadores desempregados há no mínimo 1 ano, maiores de 17 anos e residentes há pelo menos 2 anos no estado de São Paulo.
Segundo Esquetini, prefeito de Matão, o programa é voltado para pessoas que estão em busca do mercado de trabalho para garantir uma fonte de renda. O prefeito ainda explica sobre o convênio do Executivo junto com a Secretaria de Emprego e Relação do Trabalho do Governo de São Paulo. “Nesta parceria, o governo estadual entra com uma parcela de recursos e a Prefeitura de Matão também repassa o mesmo valor do Estado desde que este projeto seja aprovado na Câmara de Matão. Além disso, serão quatro dias trabalhados e um para qualificação profissional, seguindo o trabalho de capacitação e formação desenvolvido por nossa gestão desde o primeiro ano de governo. Lembrando que na última qualificação que realizamos tivemos 30 profissionais participando e oito já estão trabalhando, mas já tivemos o caso de um grupo de 80 pessoas em que mais de 60 conseguiram voltar ao mercado de trabalho”, relata.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Hudson Martins, finaliza dizendo que este projeto serve como um auxílio para o Executivo continuar realizando os serviços necessários em departamentos e secretarias municipais. “Temos 645 municípios no estado de São Paulo, apenas 60 cidades foram contempladas com a ‘Frente de trabalho’ e Matão, mais uma vez, recebe graças ao bom relacionamento que temos com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O projeto possibilita qualificar pessoas e leva dignidade a elas através do trabalho que realizarão, onde receberão uma remuneração financeira, sendo a soma de qualificação, trabalho e renda”, conclui.
A escolha dos novos empregados foi feitas através de inscrições realizadas em etapa anterior, que foram encaminhadas para o governo do Estado para a aprovação dos nomes. No momento das escolhas, a prioridade foi para pessoas com dificuldade financeira, desempregadas, entre outras situações de vulnerabilidade do candidato.
Do ato, participaram os secretários das pastas responsáveies, Hudson Martins, e de Meio Ambiente, Marcos Nascimento, os diretores de Trabalho, Emprego e Renda, Marcos Pavarina, da divisão de Parques e Jardins, Mauro César Roveri e alguns profissionais integrantes do projeto.