Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Emprego sem carteira assinada bate recorde em setembro, diz IBGE

Pesquisa aponta que taxa de desemprego diminui, atingindo 11,8%

  • Redação
  • 12:09
  • Quinta-feira, 31 de outubro de 2019
Fala Matão - Redação

O emprego sem carteira assinada e o trabalho por conta própria bateram recorde em setembro deste ano, segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal), divulgada nesta quinta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O emprego sem carteira assinada no setor privado teve aumento de 2,9%, atingindo 11,8 milhões de pessoas. Já os trabalhadores por conta própria aumentaram 1,2%, totalizando 24,4 milhões de pessoas. 

A pesquisa aponta que a população ocupada chegou a 93,8 milhões. A população desempregada recuou de 12,8 milhões no trimestre anterior para 12,5 milhões, registrando taxa de 11,8%. 

A analista da pesquisa, Adriana Beringuy, afirma que a redução do desemprego é sazonal em setembro. “Temos mais pessoas trabalhando e menos pessoas procurando trabalho. Essa queda na taxa é normalmente observada nos meses de setembro, é uma sazonalidade típica do mercado de trabalho. O ano geralmente começa com mais pessoas procurando trabalho e no 3º trimestre há tendência de reversão”, afirma. 

Em comparação com o trimestre encerrado em setembro de 2018, o desemprego ficou estável, quando a taxa era de 11,9%. 

A população subutilizada, ou seja, a que poderia trabalhar mais horas por dia, recuou para 27,5 milhões de pessoas frente ao trimestre anterior, quando havia 28,4 milhões de pessoas nesta situação e ficou estatisticamente estável frente ao mesmo trimestre de 2018 (27,2 milhões de pessoas).

O rendimento médio do período ficou em R$2.298. 

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.