Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Lula solto: ex-presidente deixa a prisão em Curitiba

Solto após decisão do STF. Ficou detido por 580 dias. Petista viajará a São Paulo. Fez discurso a apoiadores. Atacou Lava Jato e a PF

  • Alex Gasoni
  • 19:37
  • Sexta-feira, 08 de novembro de 2019
Fala Matão - Alex Gasoni
Lula passou 580 dias preso em Curitiba após condenação no caso tríplex

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em liberdade. Depois de 580 dias preso, o petista deixou o prédio da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) às 17h43 desta 6ª feira (8.nov.2019). Estava acompanhado por seus advogados, familiares, namorada e a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, além de outros filiados da sigla.

Ao deixar o prédio, Lula fez discurso a apoiadores e atacou o que chamou de “lado podre do Estado brasileiro“. “Todos os dias, vocês eram foram o alimento da democracia que eu precisava. E viram o que o lado podre do Estado brasileiro fez comigo. O lado podre da Justiça. O lado podre do Ministério Público. O lado podre da Polícia Federal, da Receita Federal. Trabalharam para tentar criminalizar a esquerda, criminalizar o PT, criminalizar o Lula“, discursou o petista.

A soltura do ex-presidente foi autorizada às 16h21 pelo juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba. A decisão tem como base a nova interpretação do STF (Supremo Tribunal Federal) que proibiu a prisão imediatamente após condenação em 2ª Instância. Condenado no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) a 8 anos e 10 meses de prisão, Lula ainda tem recursos pendentes de análise nas Instâncias superiores.

O ex-presidente viaja ainda nesta 6ª feira para São Paulo. Participará neste sábado (9.nov) de ato no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista –o mesmo endereço onde o petista fez sua última aparição pública antes de ser preso. O evento terá início às 10h da manhã. Lula discursará às 14h. No domingo (10.nov), o ex-presidente avisou seus aliados que vai passar o dia com a família.


O comando do partido já discute o futuro do maior líder do partido. A saída de Lula pode tirar o PT da letargia. Há expectativa de que o ex-presidente volte a fazer caravanas pelo país e ajude a reaglutinar a oposição ao governo de Jair Bolsonaro. Ao mesmo tempo há receio por parte da esquerda. Neste sábado (9.nov.2019) já estão marcados protestos de grupos que apoiam as prisões após condenação em 2ª Instância.

Gleisi pediu à militância para que continuem “tranquilos” e evitem “as provocações que podem vir do clima de ódio e do extremismo da direita”. “Seguimos nessa caminhada pela liberdade plena de Lula com a anulação das sentenças injustas contra ele”, escreveu a petista, em nota divulgada antes de o ex-presidente ser solto.

Lula ainda enfrentará uma forte batalha jurídica. Além da condenação no caso tríplex, ele foi condenado a 12 anos e 11 meses em 1ª Instância no processo relativo ao sítio de Atibaia. O julgamento dessa ação no TRF-4 foi agendado para 27 de novembro.

Tags

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.