Terça-feira, 23 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Ex-vereador de Araraquara, Ronaldo Napeloso, é considerado foragido da Justiça

Ex-vereador de Araraquara foi condenado a mais de 5 anos de cadeia, por “Lavagem de Dinheiro” e “Fraude Processual” e é considerado foragido

  • Redação
  • 07:27
  • Segunda feira, 18 de junho de 2018
Fala Matão - Redação

A justiça determinou na tarde desta sexta-feira (15) a prisão do ex-vereador Ronaldo Napeloso, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

O pedido partiu do ministério público na última terça-feira (12) e após decisão judicial o pedido foi enviado para 3ª Vara Criminal.

O despacho, que nossa reportagem teve acesso exclusivo, diz que “totalizando as penas finais em 05 (cinco) anos e 10 (dez) meses de reclusão e 18 (dezoito) dias-multa, por infração ao art. 1º da Lei nº 9.613/98, e 11 (onze) meses de detenção e 38 (trinta e oito) dias-multa, por infração ao art. 347, parágrafo único, do Código Penal, tudo na forma do artigo 69 do Código Penal.

Com o julgamento da 1ª e 2ª instância, foi o condenado recolhido a prisão em 21/09/2017, mas deferido em seu favor liminar, proferida nos Habeas Corpus nº 427752/SP, para garantir ao paciente o direito de permanecer em liberdade até o exaurimento da jurisdição nas instâncias ordinárias”.

O pedido do Ministério Público foi atendido depois da decisão que rejeitou os Embargos de Declaração proposta pelo condenado.

Napeloso já tinha sido preso, mas conseguiu na justiça o direito de responder em liberdade, seu mandado foi expedido e até o momento é considerado foragido da justiça. Nossa equipe de reportagem não conseguiu contato com a defesa do condenado. 

Entenda o caso
O ex-vereador de Araraquara Ronaldo Napeloso foi condenado a 7 anos de reclusão em regime semiaberto pelo crime de lavagem de dinheiro. A decisão foi divulgada pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Araraquara. Napeloso também foi condenado a 7 meses de detenção, em regime inicial aberto, por fraude processual.

A Justiça ainda determinou que o ex-vereador pague multas que somam 23 salários mínimos pelos dois crimes. A decisão confirma a acusação de que Napeloso adquiriu um apartamento, localizado na região central de Araraquara, com dinheiro de origem ilícita, relacionado a corrupção, segundo a justiça. O imóvel foi avaliado em R$ 300 mil, incompatível com as fontes de renda declaradas pelo político.

Leonardo Napeloso, filho do ex-vereador, também foi condenado a três anos de reclusão e ao pagamento de multa correspondente a cinco salários mínimos. A pena também será cumprida em regime aberto. Um terceiro envolvido na negociação, o empresário Ademir Trisólio, também recebeu condenação de três anos no mesmo regime pelo crime lavagem de dinheiro e mais seis meses por fraude processual. Segundo a Polícia Federal, Trisólio participou da simulação de compra de outros imóveis com o intuito de justificar a origem do dinheiro utilizado nas aquisições.

O juiz determinou ainda a perda do apartamento comprado com o dinheiro supostamente obtido por corrupção. Todos os condenados podem recorrer em liberdade.

Os fatos começaram a ser apurados no primeiro semestre de 2013, quando o Ministério Público Eleitoral requisitou que Polícia Federal investigasse as suspeitas. Em agosto do mesmo ano, Ronaldo Napeloso e outras quatro pessoas tiveram prisão temporária decretada. Após ganhar liberdade, Napeloso renunciou ao cargo. Todos os bens do ex-vereador permanecem bloqueados por decisão da Justiça.

Por: Marcelo Bonholi / Chico Lourenço /Luís Antônio - Portal Morada

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.