Quinta-feira, 28 de março de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Operação Habitus resulta na captura de um procurado e grande apreensão de drogas em Matão

Foram cumpridos mandados contra organização criminosa atuante na região nas cidade de Matão, Dobrada e São Carlos

  • Alex Gasoni
  • 07:47
  • Quarta-feira, 29 de julho de 2020
Fala Matão - Alex Gasoni
Dragas apreendidas no Jardim Itália em Matão/SP

Em operação conjunta com o Ministério Público (GAECO), viaturas do 11° BAEP, Força Tática da PM do 13°BPM/I e equipe AEP de Araraquara, acompanhado de um promotor, apoiaram o cumprimento de mandado de prisão temporária de um criminoso em sua residência pelo bairro Jardim Itália, em Matão/SP, sendo o vulgo "Talibã", onde após detê-lo, deslocaram-se a uma mata próxima e com apoio do cão farejador "Mauss", realizaram varreduras pelo local e obtiveram êxito em localizar um pote enterrado e em seu interior 229 gramas de cocaína a granel, uma balança de precisão e apetrechos para embalo das drogas.

Enterrado em outro ponto, foi localizado ainda 79 ependorfs contendo cocaína e 22 porções de maconha, bem como apetrechos para fracionar drogas e 880 eppendorfs novos vazios.

Dobrada
Em Dobrada um casal foi preso com 4,010 Kg de maconha (droga embaladas em tijolos), 150 gramas de cocaína (droga embaladas em eppendorfs de cor laranja), 430 gramas de crack (droga embaladas em tijolo), aproximadamente mil eppendorfs vazios, apreensão em dinheiro, totalizando R$ 5,190,00, celulares, caderno de anotações e balança de precisão.


Drogas e dinheiro apreendidos em Dobrada/SP

O Ministério Público (Gaeco) divulgou balanço da Operação Habitus. Confira!

Na manhã desta terça-feira (28/7), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPSP deflagrou, com apoio do Comando do Policiamento do Interior 3 da Polícia Militar, a Operação Habitus, dando cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de São Carlos, Matão e Dobrada.

Participaram cinco promotores de Justiça e 150 policiais militares das Forças Táticas, do 38º BPMI (São Carlos) e do 13º BPMI (Araraquara), cumprindo 12 mandados de busca e cinco de prisão. Um dos investigados havia sido preso na última segunda-feira em Ribeirão Preto. Uma pessoa permanece foragida.

Alguns dos investigados, bem como outras pessoas, foram presos em flagrante por tráfico de drogas, por isso foram apresentados às autoridades policiais das localidades.

Em Matão e Dobrada foram apreendidos R$ 5.200,00 em dinheiro, mais de 4 quilos de maconha, 150 porções de cocaína, uma porção de crack, além de balanças de precisão e 880 tubos para embalagem de cocaína. Além dos quatro alvos dos mandados, foram presas outras duas pessoas em flagrante por tráfico de drogas. Já em São Carlos, um mandado de prisão foi cumprido e prisões em flagrante foram realizadas por tráfico de drogas. Um adolescente foi apreendido.

As investigações, iniciadas no primeiro semestre de 2020, revelaram que os investigados ocupavam funções de liderança regional na facção criminosa e no tráfico de drogas naquelas cidades. O MPSP tem 30 dias para encerrar as investigações, ouvindo os réus e examinando os materiais apreendidos (documentos e equipamentos eletrônicos), para apresentar as denúncias perante a Justiça.

Os valores em dinheiro serão depositados judicialmente e, acaso não demonstrada origem lícita, poderão ser revertidos para utilização no combate ao tráfico e às facções criminosas. As drogas apreendidas deverão ser destruídas.

Os investigados podem responder por crimes de organização criminosa (três a oito anos de pena), tráfico de drogas (pena de cinco a 15 anos), associação ao tráfico (três a dez anos de pena) e lavagem de dinheiro (pena de três a dez anos). Somadas, as penas podem superar 20 anos de prisão. 

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.