Sexta-feira, 29 de março de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Lei que estabelece normas de proteção aos animais é aprovada em Matão

Pagamentos de multas aplicadas por maus-tratos será revertido para proteção e bem-estar dos animais

  • Redação
  • 08:09
  • Quarta-feira, 09 de janeiro de 2019
Fala Matão - Redação
Luís Manzini, Presidente da Câmara Municipal de Matão e autor da lei de Política de Bem-Estar Animal - Foto: AIC

De autoria do vereador Luís Manzini, foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo Prefeito Edinardo Esquetini a Lei que Institui a Política de Bem-Estar Animal no Município de Matão. De acordo com Manzini, a Lei visa garantir a proteção dos animais. “O que queremos é que a relação entre o ser humano e os animais seja baseada no respeito, promovendo uma convivência digna para todos”, apontou o parlamentar.

Trata-se de uma matéria extensa, com seis capítulos e 21 artigos, que busca o regramento sobre posse e cuidados com animais domésticos, estabelece normas de proteção contra condutas lesivas à integridade física e mental, além de trazer sanções e determinações.

Entre os temas abordados estão as responsabilidades e os deveres dos proprietários, como alimentação, higiene e assistência médica veterinária. A lei também trata de regras para os animais bravos, por exemplo, a obrigatoriedade de se usar focinheira, coleira e guia adequada ao seu tamanho e porte, quando for conduzido em via pública.

Dentre os principais pontos está a proibição da agressão ou maus-tratos contra animais: toda e qualquer ação ou omissão voltada contra os animais, que lhes acarretem ferimento, dor, medo e estresse desnecessários ou sofrimento decorrente de negligência, prática de ato cruel ou abusivo, da falta de atendimento das suas necessidades naturais, físicas e mentais. Assim como estabelece condutas, também estão previstas as sanções a quem desrespeitar a lei, desde intimação para regularizar uma situação, até aplicação de multas.

Manzini esclareceu ainda que a finalidade é inibir os inúmeros casos de abandono e de maus-tratos aos animais em nosso município, pois a imposição de multas severas servirá para preencher uma lacuna deixada por outras legislações, a qual impõe penas muito brandas. “É importante que os recursos advindos das multas sejam recolhidos e transferidos para um fundo de adoção, proteção e bem-estar dos animais, onde posteriormente possam ser utilizados, exclusivamente, para a manutenção do Canil Municipal, de um futuro Hospital Público Veterinário e para ações e projetos voltados à Política do Bem-Estar Animal”, disse o vereador.

Para ter o conhecimento completo da lei, acesse o site da Câmara: www.camaramatao.sp.gov.brr.

AIC

Tags

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.