Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Câmara aprova moção de repúdio contra Deputada Márcia Lia

Deputada disse em Sessão na Assembleia Legislativa que Matão é quase quintal de Araraquara

  • Redação
  • 08:36
  • Quarta-feira, 13 de março de 2019
Fala Matão - Redação
Arquivo/AIP

Na sessão ordinária realizada excepcionalmente na quinta-feira (07), após o carnaval, a Câmara de Vereadores de Matão aprovou por unanimidade a Moção de Repúdio nº 91/2019 contra a Deputada Estadual Márcia Lia (PT), proposta pelos vereadores Dr. Luiz Cerqueira (PSDB) e Luis Manzini (PSC), subscrita pelos demais parlamentares do legislativo matonense.

A moção de repúdio, apresentada e aprovada pelos vereadores, deu-se pela declaração da Deputada durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa, conforme publicação no Diário Oficial de 21 de fevereiro de 2019, onde a Marcia Lia diz que Matão “é quase um quintal de Araraquara”. A declaração se deve ao fato de o Governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), ter assinado o Decreto nº 64.111, de 11 de fevereiro de 2019, o qual criou no Município de Matão, a Faculdade de Tecnologia – FATEC de Matão, como Unidade de Ensino Tecnológico do Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza" – CEETEPS, dando a entender que não havia necessidade da implantação da FATEC na cidade de Matão.

Confira na íntegra a fala da Deputada publicada no diário oficial de 21 de fevereiro de 2019: “Sr. Presidente, o decreto 64.111 foi publicado, criando a Fatec na cidade de Matão. Causou-me muita estranheza, porque temos uma Fatec na cidade de Araraquara que deveria funcionar. Temos tão somente dois cursos: 40 alunos no curso de gestão comercial e 40 alunos no curso de segurança da informação. Carlão, temos um prédio com 7800 metros de área construída num espaço de 14357 metros quadrados. Os problemas que temos na Fatec de Araraquara são complicadíssimos. Temos, ao invés de três cursos, que seriam inicialmente oferecidos, tivemos no primeiro ano um único curso oferecido. O laboratório de informática lá da Fatec não está pronto. Portanto, os alunos não têm aula de laboratório. As aulas do primeiro semestre foram adiadas para o segundo semestre. Por conta disso, os alunos estão tendo aula de língua portuguesa I e língua inglesa II antecipadamente. A biblioteca está montada, mas está fechada porque não tem nenhum funcionário. A unidade toda, na verdade, só abre à noite para as aulas, porque não tem um funcionário para que ela fique aberta durante o dia. Na sexta-feira anterior ao início das aulas, só havia no local o porteiro - olha só a situação -, a funcionária da Secretaria Geral, que deveria estar no local, não tinha ido trabalhar na sexta-feira anterior ao início do ano letivo. Inclusive, a informação era de que ela não havia aparecido a semana toda. Os alunos também reclamam da localização. A faculdade fica num lugar onde não há lanchonetes, não há restaurantes. A situação lá é muito difícil. E, agora, criou-se uma Fatec em Matão, que é uma cidade localizada a 28 quilômetros de Araraquara. Portanto, a cidade é quase um quintal de Araraquara, e sabemos que se em Araraquara, com 7800 metros quadrados de área construída, 18 salas de aula, com a possibilidade de termos uma quantidade enorme de alunos, há uma demanda posta para esses cursos. O primeiro vestibular foi extremamente concorrido, e nós não tivemos vestibular este ano porque não tem professores, infraestrutura, porteiro, funcionário. Não tem nada. No entanto, somos surpreendidos com uma Fatec na cidade de Matão, que, com certeza, vai funcionar em condições mais precárias do que está funcionando a Fatec de Araraquara. Quero, portanto, comunicar aos Srs. Deputados e às Sras. Deputadas que o deputado Roberto Massafera veio aqui elogiar a nova Fatec. Acredito que precisamos fazer uma força-tarefa, para que a Fatec de Araraquara, que tem todo esse espaço físico e tem toda essa condição, de fato funcione. Porque é impossível que uma faculdade com 7800 metros tenha tão somente 80 alunos e não tenha nenhuma infraestrutura, não tenha laboratório, não tenha absolutamente nada”, disse Márcia Lia.

O vereador Dr. Luiz Cerqueira defendeu a implantação da Fatec no município de Matão e justificou. “A implantação da Fatec em Matão é resultado do empenho e dedicação dos empresários, autoridades estaduais e municipais, juntamente com a Diretoria do Centro Paula Souza, os quais não mediram esforços para concretizar a vinda desta tão conceituada Instituição de Ensino para o nosso município”, enfatizou o vereador.

Na mesma ocasião, o presidente da Câmara, vereador Luis Manzini, representado os demais vereadores falou sobre o dever de cada político. “A nobre Deputada pecou em dizer que Matão “é quase um quintal de Araraquara”, pois nosso município conta com várias empresas de grande porte, várias delas exportadoras, grandes geradoras de receita, tanto para o município, quanto para o estado, as quais oferecem um amplo campo de atuação e são capazes de absorver toda a mão de obra proveniente do curso em andamento na unidade da Fatec – Matão. A deputada não pode esquecer que o trabalho de todo e qualquer político representante do povo, seja qual for o seu órgão de atuação, deve buscar as melhorias necessárias para sua cidade sem diminuir os demais municípios, que tanto lutam para melhorar a vida da sua população, como no caso de Matão, que ao se unir com os empresários locais e demais autoridades, obteve êxito ao receber uma instituição tão conceituada como a Fatec”, disse Manzini.

AIC

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.