Sábado, 20 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Quatro novos médicos estão atendendo em Matão

Mais oito médicos começam na segunda-feira (10). Das 17 vagas, doze já foram preenchidas, restando somente cinco médicos para se apresentarem na Secretaria de Saúde até dia 14 de dezembro.

  • Redação
  • 09:36
  • Sexta-feira, 07 de dezembro de 2018
Fala Matão - Redação

Doze novos profissionais do Programa ‘Mais Médicos’ do governo federal se apresentaram na cidade de Matão e já estão aptos a trabalhar na rede básica de Saúde. Onze médicos estiveram na coletiva de imprensa realizada no gabinete da Prefeitura no último dia 30 de novembro e o outro profissional se apresentou na última segunda-feira (3) na Secretaria Municipal de Saúde. A cidade foi contemplada com 17 vagas do programa federal, portanto, resta a apresentação dos outros cinco profissionais na pasta da Saúde até a próxima sexta-feira (14), quando termina o prazo estabelecido pelo governo. Cada médico atuará em uma das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Matão. Deste modo, os novos profissionais substituirão os médicos cubanos que deixaram o país depois do fim do convênio entre o governo brasileiro com Cuba.

Da coletiva participaram o prefeito Edinardo Esquetini, o vice Moacir Matturro, o secretário de Saúde, Dr. João Guimarães Junqueira Neto, a administradora do Hospital Carlos Fernando Malzoni, Denise Minelli, as diretoras do Departamento de Saúde, Marina Sevilhano Cecchetto, e do Departamento Administrativo da Saúde, Sizue Kanesawa.

Matão possui 11 postos da Estratégia Saúde da Família (ESF) com 17 equipes divididas nas unidades dependendo a demanda de cada localidade. Desta forma, os bairros que funcionam com 1 equipe são IV Centenário, Vila Pereira, Parque Aliança, de Silvânia, Jardim Paraíso e o Distrito de São Lourenço do Turvo. Funcionando com 2 equipes estão os seguintes pontos: Nova Cidade/Monte Carlo; Nova Guarani/Jardim Alvorada; Bom Jesus/Parque das Laranjeiras; e Jardim Popular/Portal Terra da Saudade. Apenas o Residencial Cadioli atende com 3 equipes porque engloba os bairros Bosque I e II, Cadioli e 

Dos cinco médicos que precisam se apresentar até dia 14 de dezembro, um deles já comunicou a Secretaria Municipal de Saúde que não poderá assumir a vaga em uma das equipes. Até o momento, os nomes confirmados e apresentados oficialmente são: Lorenna Assis Moura, Felipe Vidal Schneider Guimarães, Sidnéia Pereira de Almeida, Kenia Maria Jordão Cazon, André Lanza Rizzo, Rafael Sanvezzo Delfim, Júlio César Morgan de Oliveira, Flavia Dias Mariano Alves, Marcos Vinícius Pires Assunção, Lara Thais Salloum dos Santos, Natássia Alberici Anselmo e Israel Luiz Nascimento Prebianca. A previsão é de que todos os médicos comecem os atendimentos nas equipes na próxima segunda-feira (10).

Felipe Vidal Schneider Guimarães começou a atender na ESF do Portal Terra da Saudade na última segunda-feira (3), bem como Sidnéia Pereira de Almeida que iniciou na sede do Parque Aliança. Para Sidnéia, de 37 anos e formada há 11 anos pela Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), é uma felicidade voltar a Matão e atender a população da cidade. “Estou muito feliz de voltar, sou nascida e criada em Matão, então agora estou voltando na rede básica de saúde. Quero poder contribuir na área, fazendo parte da prevenção que eu acho o mais importante, além de melhorar a qualidade e atendimento na Saúde”.

De Ituiutaba (MG), Lorenna Assis Moura, de 27 anos, fez internato em Matão, que é a etapa final do curso de graduação, e está responsável pelo atendimento em uma das equipes da ESF do Residencial Cadioli desde a última quinta-feira (6). Recém-formada pela Faculdade Faceres de Rio Preto, a mineira espera que esta oportunidade seja uma boa experiência para sua carreira profissional. “Estou muito alegre em ter passado em Matão, eu gosto muito na cidade, achei um município acolhedor, por isso, quero ajudar a população e realizar um ótimo trabalho”.

Do mesmo modo, o matonense André Lanza Rizzo, de 26 anos, iniciou os trabalhos na quinta (6) em outra equipe da ESF do Cadioli. O profissional também é recém-formado pela Faculdade Faceres de Rio Preto e fica contente em poder ajudar a população neste setor primordial que é a Saúde. “Primeiro que aqui é minha casa, fiquei muito tempo longe de Matão, só que foi uma cidade que sempre quis voltar, porque minha família inteira é daqui, minhas origens são aqui e o mínimo que eu posso fazer é tentar melhorar este setor tão importante que é o setor primário. Então, voltar para o município é o mínimo que posso fazer depois de tudo que a cidade já ofereceu para o meu crescimento humano e profissional”.



Processo de inscrição
Após rompimento do convênio com os médicos cubanos, o Ministério da Saúde abriu um edital de convocação para médicos que estivessem com o CRM regularizado, que é um número que o profissional adquire após realizar a inscrição no Conselho Regional de Medicina, e que gostariam de ocupar as vagas deixadas pelos profissionais de Cuba. As inscrições para adesão ao Programa Mais Médicos foram feitas exclusivamente pela internet. Durante o ato, os novos profissionais deveriam escolher a localidade desejada conforme decisão individual. Após o resultado da reserva, os médicos deveriam confirmar o interesse na vaga, apresentando-se pessoalmente com a documentação exigida em mãos, na Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.