Sexta-feira, 29 de março de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Secretaria de Saúde alerta sobre vacinação contra HPV

Vacina é recomendada para meninas e meninos entre 9 e 14 anos

  • Redação
  • 09:12
  • Terça-feira, 29 de janeiro de 2019
Fala Matão - Redação

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica a vacinação dos adolescentes contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem ser vacinados contra o HPV. Esta vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, portanto, fica disponível ao longo do ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Lourenço do Turvo e Matão, exceto no bairro Las Lomas por não possuir sala de vacinação. Para receber as doses, o adolescente deverá levar sua carteira de vacinação.

A vacina previne 70% dos cânceres do colo útero, 90% do câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais. Além disso, protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18) e tem 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema, assim como contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos. Segura, a vacina não aumenta o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez.
A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que entre 25% a 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV.

Para os meninos, a importância da vacinação é proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal, lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero que é o segundo tumor mais frequente na população feminina.

AIP

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.