Terça-feira, 23 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Palestra sobre ‘Acuidade Visual’ treina equipe das EMEIS

Parceria entre Prefeitura e Rotary Club de Matão busca identificar crianças com dificuldade visual em escolas públicas

  • Redação
  • 09:59
  • Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
Fala Matão - Redação
Oftalmologista Marcelo Carron em palestra no auditório do Sindicato do Comércio Varejista - Foto: AIP

Na última sexta-feira (22), o Rotary Club de Matão, em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde e Óticas Carol, realizou o treinamento para aplicação do teste de acuidade visual direcionado para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS). O evento foi realizado no auditório do Sindicato do Comércio Varejista e teve como objetivo identificar crianças com dificuldade visual, encaminhá-las para consulta médica e fornecer óculos gratuitamente, quando necessário. O treinamento foi ministrado pelo oftalmologista Marcelo Carron.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, a parceria visou buscar as dificuldades desde o início da escolaridade para que o aluno não venha desenvolver outros problemas na visão. “Com isso, as crianças conseguem interagir mais com a própria aprendizagem, haja vista que vários problemas de comportamento estão relacionados à acuidade visual”, diz.

O secretário de Saúde, Dr. João Guimarães Junqueira Neto, ressalta que a visão é um dos sentidos mais essenciais para a maioria dos seres vivos. O olho é um órgão complexo e com alto grau de desenvolvimento, fundamental para perceber tudo o que está à nossa volta. “Somos um país com mais de 1,2 milhão de deficientes visuais (ou seja, pessoas cegas ou com visão reduzida). É sabido que 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. É preciso ponderar que há estatísticas atestando o aumento de diabetes, que tem como uma de suas consequências o desenvolvimento de outra doença: a retinopatia diabética (RD), cuja evolução leva à cegueira. Portanto, todo trabalho preventivo é bem-vindo e pertinente”, afirma o secretário.

Fonte/Foto: AIP

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.