Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Hospital de Matão conquista Residência Médica

Com credenciamento, instituição transforma-se em Hospital de Ensino

  • Redação
  • 16:26
  • Sexta-feira, 01 de março de 2019
Fala Matão - Redação
Hospital de Matão conquista Residência Médica - Foto: Afonso Abelo

O Ministério da Educação aprovou o credenciamento do Programa de Residência Médica do Hospital Carlos Fernando Malzoni na Plenária de 31 de janeiro de 2019 junto a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Com esse credenciamento, o Hospital de Matão passa a ser reconhecido também como Hospital de Ensino. A Residência Médica será coordenada pelo Centro de Ensino e Pesquisa (CEP).

O Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital “Carlos Fernando Malzoni”, foi criado em junho de 2017 como um dos pilares do Plano Diretor, que orienta e projeta o crescimento da Instituição e foi estabelecido para gerenciar a Residência Médica, Residência Multiprofissional, Internato de Medicina e alunos estagiários ou profissionais, em atividade curricular ou extracurricular dos Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação. No mesmo ano, foi elaborado o PCP (Pedido de Credenciamento Provisório) de Clínica Médica, Ortopedia e Clínica Cirúrgica e depois instituído o Conselho Regional de Medicina (COREME) tendo como Presidente Dr. César Minelli e Vice-Presidente, Dra. Jaicer Rolo.

Segundo a administradora do hospital, Denise Paolinetti da Camara Minelli, essa conquista é de extrema importância para o crescimento da instituição e melhorias nos serviços prestados e teve total apoio da Diretoria Executiva. “Os Internos, também chamados de quinto e sexto anistas em medicina, já estão no hospital desde 2017, acompanhados de preceptores, médicos do corpo clínico. O Médico Residente, para ingressar na residência médica, passará por um processo seletivo, que será feito por uma consultoria em concurso, sem vínculo com a instituição contratante; prestará prova na área de clínica médica, cirúrgica ou ortopédica e só entrará após ser aprovado; permanecerá durante, no mínimo, oito horas diárias no hospital; participará de discussão e procedimentos dos casos clínicos, cirúrgicos e ortopédicos com Docentes e Preceptores da área que atuarão, tornando-se especialistas. O credenciamento possibilita, além da certificação da instituição como Hospital de Ensino, que, para nós, é motivo de muito orgulho, inúmeras melhorias nos serviços prestados para a população de Matão e região”, explica Denise.

A coordenadora do CEP, Ana Cláudia Rodrigues de Sousa, enfatiza que para consolidar esta conquista, foi preciso fazer um trabalho minucioso, que envolveu todos os setores do hospital. “Foi um trabalho intenso e gratificante que demandou muita dedicação, sendo cumprido todos critérios exigidos pelo MEC para o credenciamento da Residência Médica. Com a conquista do credenciamento, o CEP consolidará ainda mais a sua atuação na área da educação com o crescimento expressivo dos programas de Pós-Graduação, Residência Médica e ampliação de cursos”, explica a coordenadora. O projeto do Centro de Ensino e Pesquisa engloba a qualificação de novos profissionais da saúde e da administração do HCFM, como também a atualização dos médicos preceptores, que atuam como professores dos alunos.

João Marchesan, diretor-presidente da instituição, ressalta que, nos próximos anos, a ênfase do CEP será na expansão das atividades de Educação e Pesquisa, conquista de novos parceiros e o fortalecimento do Hospital de Ensino, que além de receber um “selo de qualidade”, que reconhece a instituição como adequada para o desenvolvimento de boas práticas assistenciais e educativas, contará com um recurso ministerial de incentivo para ações de melhorias nas diversas áreas. “O Hospital de Ensino é uma construção coletiva, onde todos, direção, chefias, coordenadores, colaboradores, docentes e discentes, são responsáveis pelo seu pleno funcionamento e pela manutenção do cumprimento das exigências dos processos de certificação e contratualização. Por esse motivo, oriento que todos devem estimular e sensibilizar suas equipes quanto à importância dessa construção, pois depende das inter-relações que se formam ao longo do processo, a garantia dos investimentos para manutenção do selo de qualidade”, conclui Marchesan.

Fonte: Hospital Carlos Fernando Malzoni

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.