Sábado, 20 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Palestras marcam ‘Semana do Autismo’

Intuito das atividades é informar toda população sobre a doença que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo mundo

  • Redação
  • 11:38
  • Quinta-feira, 04 de abril de 2019
Fala Matão - Redação
Foto: AIP

O Centrinho de Saúde Mental realizou palestras para conscientização do Autismo durante esta semana. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação e Cultura, com a APAE. Com o objetivo de informar a população mundial sobre a doença, este transtorno no desenvolvimento do cérebro afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Na quarta-feira (3), a Faculdade Anhanguera recebeu a palestra “Autismo de dentro para fora” com a terapeuta ocupacional Gisela Pechmann Mendonça. No dia seguinte, sendo na quinta (4), foi a vez da Casa da Cultura receber uma discussão sobre o tema “Tratamento específico para crianças com autismo e alergias alimentares” com a nutricionista Kamila Aoki. Já na próxima quinta-feira (11), acontecerá a palestra sobre “Intervenção Comportamental” com a psicóloga Marina Zavitoski no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). No decorrer do mês de abril, além de toda esta programação, outras atividades serão realizas em escolas da rede básica de ensino de Matão, assim como a divulgação nos portais de notícias, rádios, jornais e televisão da cidade.

Segundo Maria Emília, coordenadora e fonoaudióloga do Centrinho, é fundamental realizar este trabalho em todos os espaços de aprendizagem e divulgação de informações do município. “Fico muito contente com estes eventos porque não queremos apenas divulgar o transtorno ou que as pessoas só saibam identificar o autismo, mas também esperamos que com essas palestras todos aprendam a respeitar para que não aconteça situações de preconceito ou descriminação”, fala.
Portanto, qualquer dúvida sobre saúde mental infantil, basta procurar o Centrinho, localizado na Avenida Antônio Tanaka, 285, no Residencial das Acácias. O telefone para contato é 3384-7340.

Dia do Autismo
O ‘Dia do Autismo’, realizado no dia 2 de abril, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007 com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e promover esclarecimentos. O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência) até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Fonte: AIP

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.