Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Casos de dengue coloca Matão em Estado de Emergência

Decreto assinado pelo prefeito Edinardo Esquetini autoriza medidas emergenciais para o atendimento na rede básica de Saúde

  • Redação
  • 08:39
  • Sexta-feira, 05 de abril de 2019
Fala Matão - Redação

O prefeito Edinardo Esquetini, assinou na tarde de quinta-feira(4), um Decreto de Estado de Emergência na saúde pública municipal em decorrência do aumento de casos de dengue na cidade. O decreto determina medidas preventivas e ações emergenciais contra o vírus da Dengue, Chikungunya e Zika. Até o fechamento desta matéria, o Posto de Saúde do Centro informou que Matão possui 342 casos confirmados e 576 notificações de casos suspeitos aguardando os resultados somente na rede pública de Saúde. A partir da assinatura do decreto, a rede privada de Saúde também ficará obrigada a informar à Secretaria de Saúde do município, os números registrados nos atendimentos particulares. A partir de agora, a prefeitura fica autorizada a requisitar pessoal e equipamentos de outras pastas para o combate aos focos de proliferação do mosquito. Ainda pode dispensar licitação, de forma excepcional e em caráter emergencial, para a contratação e aquisição de bens e serviços estritamente necessários para atender ao objetivo do Decreto. Lembrando que as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Postos de Saúde estão sendo estruturadas com a disponibilização de soro, remédios e médicos aptos para receber o paciente, ou seja, tudo o que é preciso para realizar um atendimento adequado à população. Em relação aos exames, o próprio Laboratório de Análise (que é do governo estadual) solicita que não precisa mais encaminhar exames pois já foi confirmado a epidemia. Já o Pronto Socorro do Hospital Carlos Fernando Malzoni deve ser limitado apenas aos casos graves de pacientes que necessitam de internação, por isso, as unidades dos ESFs estão preparadas para receber toda população que necessita do atendimento considerado menos grave. Diante de tudo, é sempre importante ressaltar a colaboração da população em combate ao mosquito transmissor da doença.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.