Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Câmara participa da Campanha Novembro Azul

Mês de novembro é o escolhido para a campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

  • Alex Gasoni
  • 16:48
  • Quinta-feira, 07 de novembro de 2019
Fala Matão - Alex Gasoni
Fachada da Câmara Municpal de Matão com iluminação azul em alusão à Campanha Novembro Azul

O Legislativo Matonense participa da campanha Novembro Azul, que visa alertar sobre a prevenção e o combate ao Câncer de Próstata. Este é o sexto ano que a fachada do prédio ganhará uma iluminação especial de cor azul durante todo mês, para lembrar à população sobre a causa.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. No mundo, é o sexto tipo mais comum, ficando atrás apenas dos tumores de pele. A cada seis homens, um é portador da doença. Para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

O Presidente da Câmara, vereador Luis Manzini afirma que todos os órgãos do nosso município devem colaborar com esta campanha. “A detecção desse tipo de câncer em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura, por isso, é importante que nosso município ajude a divulgar informações sobre o Câncer de Próstata, para que os homens fiquem atentos e realizem os exames preventivos”, disse Manzini.

O que é a próstata

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

Sintomas

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Quando procurar o médico?

Quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).
Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).
Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Como posso prevenir?

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Recomendamos:

• Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
• Não fumar.
• Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol
• Manter um peso saudável;
• Praticar regularmente atividades físicas.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.