Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Fala Matão aciona Controle de Vetores no problema de escorpiões no Senhor Bom Jesus

Muito entulho e lixo encontrados pelo local da reclamação

  • Alex Gasoni
  • 17:36
  • Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
Fala Matão - Alex Gasoni
Lixo, entulho e umidade: combinação perfeita para a proliferação de escorpiões

Após solicitação de populares no apoio para resolver o problema da grande quantidade de escorpiões no bairro Senhor Bom Jesus, o Fala Matão comunicou o Controle de Vetores para as devidas providências.

O pedido foi realizado diretamente ao diretor da divisão de Vigilância Sanitária e Controle de Vetores Sérgio Luiz Lucatelli. Uma equipe foi enviada no local da reclamação durante esta quinta-feira (13). Muito entulho e lixo foram encontradas. ''Estivemos pelo local e o lixo e entulho encontrado, como são possível ver nas fotos que enviamos para a reportagem do Fala Matão, associado ao tempo úmido desse início de ano, propicia o surgimento de baratas e, consequentemente o de escorpiões, pois a barata é o principal alimento do aracnídeo. É importante todos realizarem a limpeza no quintal, na frente de casa ou no terreno particular para conseguirmos diminuir essa proliferação de escorpiões. Nossa equipe encontrou resto de madeiras, papelão, galhos, entulho, garrafas, entre diversos outros objetos jogados na área onde foram encontrados os escorpiões referentes à reclamação no bairro Senhor Bom Jesus. Tem aproximadamente um trecho de 100 metros com muito entulho'', disse Lucatelli.

Providências

Diante da situação, o Controle de Vetores acionou a secretaria de Meio Ambiente para a realização da limpeza do local. Posteriormente será realizada uma nova vistoria pelo Controle de Vetores para mais alguma ação, caso seja necessário.

Ainda na tarde desta quinta-feira (13), foi realizada a limpeza na calçada do terreno (foto abaixo) por parte de moradores, mas ainda tem muito lixo e entulho na continuação do terreno, onde será necessários a utilização de uma retroescavadeira e caminhão para a retirada. O serviço ficou programado para a segunda-feira, disse o diretor de Resíduos Sólidos Marcelo Favero.

O serviço desbaratização na cidade (veneno nas tubulações de esgoto para matar as baratas) não ocorreu em 2019, o que pode ter contribuido para o aumento de escorpiões pela ciadade. "O ideal é acontecer o serviço desbaratização pelo menos uma vez por ano. Para 2020 a desbaratização está programada para acontecer a partir de março", disse Lucatelli.

Umidade, calor e baratas atraem aracnídeo às residências, terrenos públicos ou particulares
Para manter o escorpião amarelo afastado, é preciso conservar o quintal limpo, não acumular entulho ou restos de obra dentro de casa, evitar deixar sapatos embaixo de móveis, estar atento à parte interna das cortinas, fechar os ralos e eliminar as baratas, que servem de alimento para os escorpiões. O escorpião entra na residência atrás das baratas. “Se limparmos bem o ambiente onde moramos e trabalhamos, ele não aparecerá”, dizem os especialistas. Quem mora em apartamento não está fora de perigo, uma vez que o aracnídeo também sobe pelos encanamentos.

As condições climáticas estão propícias à proliferação dos escorpiões amarelos porque há muito calor e umidade na atmosfera - o melhor ambiente possível para sua proliferação. O animal se reproduz sozinho, ou seja, o feto é desenvolvido a partir de um óvulo não fecundado. Logo, para que a reprodução ocorra, não é necessário haver dois escorpiões no ambiente, bastando apenas haver calor, alimento e umidade.


Escorpiões encontrados no bairro Senhor Bom Jesus

Fique de olho
- Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los.
- Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha.
- Mantenha camas e berços afastados da parede.
- Evite que lençóis toquem no chão.
- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.
- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.

Para manter o bicho longe
- Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento da população.
- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios.
- Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho.
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões.

Logo abaixo na galeria de imagens, fotos dos escorpiões e do entulho e lixo encontrados do terreno.

Galeria de fotos

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.