Sexta-feira, 29 de março de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Vacinação contra gripe (influenza) começa na segunda (23)

Dose previne contra os três tipos de vírus de influenza; Vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde

  • Alex Gasoni
  • 15:57
  • Quinta-feira, 19 de março de 2020
Fala Matão - Alex Gasoni

Na segunda-feira (23), começa a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2020 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacinação tanto em Matão quanto em São Lourenço do Turvo. O dia D de mobilização nacional esta marcado para 9 de maio. Com uma realização da Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, a ação foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). Lembrando que a vacina será trivalente, sendo duas cepas para influenza A e uma para influenza B.

Tânia Mara Bambozzi, enfermeira-chefe do Centro de Saúde,â?¯explica o objetivo desta antecipação da vacinação contra gripe. "A ideia é antecipar a vacinação porque se você está protegido de uma gripe, conseguimos fazer o diferencial de diagnóstico de possíveis casos de coronavírus. Até porque se uma pessoa esta vacinada e apresentar sintomas do Covid-19, já podemos descartar a gripe e fazer os exames necessários para o novo vírus. Queremos que as pessoas entendam o que esta acontecendo neste momento em todo o mundo e que saibam que esta campanha vai ajudar a minimizar possíveis casos graves tanto de influenza quanto do coronavírus", diz.

A campanha de 2020 começa no dia 23 de março. Nos primeiros dias, o foco inicial estará em idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde. A partir de 16 de abril, professores, doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento serão incluídos. Do dia 9 de maio em diante, crianças, grávidas e demais públicos também poderão tomar suas doses. O dia D da campanha está marcado para 9 de maio, sábado.

A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

Para a campanha nacional, o Insitututo Butantan está produzindo 75 milhões de doses que previne contra os três tipos de vírus de influenza que mais circularam no ano anterior

Quem pode tomar a vacina da gripe em 2020?

Houve um acréscimo relevante no público-alvo prioritário da vacinação: a partir desse ano, adultos de 55 a 59 anos também terão direito a receber uma dose nos postos de saúde de todo o Brasil (antes, o imunizante era oferecido dos 60 em diante). Abaixo, você confere a lista completa de indivíduos que podem (e devem) se proteger gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, o SUS:

• Idosos com mais de 60 anos
• Adultos com 55 a 59 anos
• Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
• Gestantes
• Puérperas (mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias)
• Trabalhadores da área de saúde
• Professores de escolas públicas e privadas
• Povos indígenas
• Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas (veja mais abaixo)
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas
• População privada de liberdade
• Funcionários do sistema prisional
• Profissionais de forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros, por exemplo)

Vale ressaltar que não há muitas contraindicações em tomar a vacina da gripe. Ela está proibida somente para quem tem alergia grave ao ovo, considerada uma condição rara. Isso se deve ao fato de os antígenos que são colocados no imunizante serem cultivados dentro da casca e utilizarem a gema e a clara para se replicarem durante o processo de fabricação.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.