Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Araraquara determina uso obrigatório de máscara
Determinação foi divulgada pela secretária de saúde do município Eliana Honain na tarde desta quarta-feira (22)

  • Redação
  • 17:57
  • Quarta-feira, 22 de abril de 2020
Fala Matão - Redação
Centro de Matão - Foto: Fala Matão

Para circular por vias públicas e estabelecimentos comerciais que estão funcionando em Araraquara é necessário o uso de máscara a partir desta quarta-feira, dia 22. A determinação foi anunciada pela secretária de saúde do município Eliana Honani, na tarde de hoje, durante o boletim informativo do Comitê de Contingência do Coronavírus.

“Tendo em vista as deliberações tomadas nesta reunião do Comitê, fica definida a obrigatoriedade do uso de máscaras a toda a população que necessitar sair de casa para trabalhar, para fazer compras em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos comerciais essenciais, e também que necessitar fazer uso do transporte público coletivo”, disse a secretária.

A orientação é que as pessoas usem máscaras caseiras e deixem os equipamentos de proteção específicos para os profissionais da saúde.

O Comitê continua defendendo a importância do isolamento social e a higienização pessoal correta para a contenção e enfrentamento do Covid-19 e também ressalta que o uso das máscaras não é suficiente para evitar a transmissão da doença.

“No entanto, estudos mostram que a máscara funciona como uma barreira física para essas partículas maiores, reduzindo o risco de contaminação. Dessa forma, considerando as pessoas que precisam sair para trabalhar e para fazer compras de primeira necessidade, fica então determinado o uso obrigatório das máscaras caseiras”, reassaltou Honain.

Transporte público

O Comitê de Contingência do Coronavírus determinou ao Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) que seja realizada higienização necessária para enfrentamento do Coronavírus no Terminal Central de Integração, no Terminal Rodoviário e nas UPAs do Município.

A higienização nestes espaços de concentração de pessoas deve ser diária e seguir as especificações das autoridades de saúde para garantir sua eficácia no enfrentamento do Coronavírus.

Também como arma de contenção da disseminação da doença, o Comitê determina que o Consórcio Araraquara de Transportes (CTA) e a Coordenadoria Municipal de Mobilidade Urbana deverão empregar medidas que evitem aglomerações de pessoas no transporte público coletivo, principalmente nos horários de pico. Além disso, deverão promover a higienização adequada dos usuários do transporte coletivo, disponibilizando álcool em gel no interior dos veículos e no TCI, assim como deverão fiscalizar a obrigatoriedade do uso de máscaras caseiras pelos usuários.

Situação Epidemiológica

Araraquara contabiliza hoje 140 casos notificados de Coronavírus, sendo que, destes, 55 foram confirmados, 71 foram descartados e 14 casos seguem sendo monitorados e aguardando resultado de exames.

Dos 140 casos notificados, 87 pessoas foram internadas. Dessas, 52 já receberam alta e 24 permanecem internadas.

Foram notificados, até o momento, 11 óbitos suspeitos, sendo que 7 já foram descartados por exame, 3 foram confirmados e 1 aguarda resultado de exame.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Fonte: Portal Morada
Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.