Quarta-feira, 27 de maio de 2020
Fala Matão

Governo começa a transferir pacientes da Grande SP com Covid-19 para leitos do interior a partir do final de semana

Cidades do interior citadas na coletiva são próximas da área metropolitana de São Paulo. Ou seja, não atinge Matão e nem cidades da região

  • Alex Gasoni
  • 14:23
  • Quinta-feira, 30 de abril de 2020
Fala Matão - Alex Gasoni

O governo de São Paulo começará a usar leitos de cidades do interior mais próximas da capital paulista para atender pacientes com coronavírus a partir deste sábado (2) e domingo (3), ou seja, não atingirá Matão e nem cidades da nossa região. 

A informação foi divulgada no início da tarde desta quinta-feira (30) pela equipe da secretaria estadual de Saúde, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

“Passamos agora, a partir deste final de semana, a utilizar leitos do interior para tratamento de pacientes também aqui da Grande São Paulo”, disse o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann.

Nesta quarta-feira (29) a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 85,1% na Região Metropolitana.

O governo afirma que a transferência é uma medida temporária, tomada por conta do atraso na entrega de insumos, como os aparelhos respiradores.

"Como houve uma defasagem na chegada dos respiradores, temos que usar por um tempo essa transferência de pacientes para o interior", disse o secretário. "Precisamos lançar mão disso por ao menos alguns dias".

Sistema Cross

O Sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) é um serviço do Governo do Estado que organiza a regulação de recursos disponíveis na saúde pública. O sistema trabalha em vários âmbitos: pré-hospitalar, ambulatorial, regulação entre regiões. Estas são as frentes ordenadas pelo Cross, que é um sistema atualizado pelos próprios médicos, a fim de buscar os melhores recursos, mais próximos do paciente

o Cross é um sistema unificado em todo o Estado, mas que funciona, principalmente, de maneira regionalizada, como já acontece na região.

Matão, por exemplo, recentemente recebeu pacientes de Araraquara e Dobrada com coronavírus, isso vale também para outras cidades que tenham condição de atendimento caso a demanda ultrapasse o suportado de cada cidade. Na realidade o uso desse sitema já é habitual nos hospitais do Estado de São Paulo.

Confira trecho da coletiva citado pelo secretário de Sáude 

 

 

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.