Quinta-feira, 28 de março de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Governo de São Paulo antecipa academias e eventos culturais para fase amarela

Antes, reabertura de academias e eventos culturais estava prevista somente na fase verde

  • Alex Gasoni
  • 14:28
  • Sexta-feira, 03 de julho de 2020
Fala Matão - Alex Gasoni

O governo de São Paulo alterou seu plano de reabertura da economia e antecipou a volta de academias, atividades culturais, eventos e convenções para a fase amarela do plano de retomada gradual da economia para todas as cidades do Estado de SP.

Ainda não existe data definida para o funcionamento destes setores. Antes de reabrirem as portas, os setores precisam firmar protocolos sanitários com os municípios. As academias estavam na fase verde (4) e houve a antecipação.

Quando retomarem o funcionamento, elas estarão liberadas a funcionar 6 horas por dia, com 30% da capacidade de lotação, agendamento prévio, treinos individuais, limpeza dos equipamentos três vezes ao dia e uso obrigatório de máscara. O uso dos vestiários está restringido.

Na semana passada, academias da capital já ligavam para seus clientes para informar que reabririam na última semana de julho. O retorno às atividades no modelo tradicional segue previsto apenas para a fase verde, a última do plano.

"Academias no modelo tradicional estão previstas para funcionar na fase verde. Nessa etapa, o que elas podem ter de funcionamento validado pelo Centro de Contingência é uma ocupação máxima de 30% da capacidade, funcionamento máximo de seis horas, e as atividades individuais são permitidas, somente as individuais. Permitidas através de agendamentos, adoção de protocolos específicos, uso de máscara, agendamento prévio e também seguimento de protocolos definidos, com destaque para limpeza intensificada dos equipamentos, três vezes ao dia, e restrição do uso dos vestiários", disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Já atividades culturais como cinemas, teatros e museus, convenções, além da realização de eventos estarão liberados desde que a região esteja há quatro semanas na fase amarela. No caso da capital, por exemplo, a data prevista para retomada, caso a cidade permaneça na fase amarela, é 27 de julho.

O governo do Estado estabeleceu uma série de limitações ao setor cultural e de eventos. Ambos precisam ter controle de acesso, assento marcado com distanciamento social e uso de máscara, como ocorre com os escritórios, já em funcionamento. As vendas de ingressos só podem ocorrer pela internet. Eventos e aglomerações sem controle de acesso se mantêm na fase azul.

A secretária de Desenvolvimento Econômico disse que esta mudança consiste em especificar o que pode funcionar em cada etapa. Patricia Ellen afirmou que atualizações de planos de controle da pandemia acontecem no mundo inteiro e citou Nova York como exemplo. Ela ainda declarou que a atualização ocorreu para garantir estabilidade e previsibilidade ao processo.

O secretário-executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, falou que as pessoas em grupos de risco devem permanecer em casa o máximo de tempo possível. Ele sugeriu ir às ruas somente quando necessário e tomando todo o cuidado possível.

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.