Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Fala Matão

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Notice: Undefined variable: JSONpubli in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/falamatao/www/Class/Publicity.php on line 514

Comissão de Defesa dos Animais de Araraquara faz denúncia de atendimentos por veterinária de forma irregular

  • Alex Gasoni
  • 14:48
  • Quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Fala Matão - Alex Gasoni

A Comissão de Defesa dos Animais, subseção de Araraquara, lançou ontem (14), depois de algumas denúncias, uma nota de advertência para que os proprietários de animais evitem os serviços de castração com profissionais que realizam o serviço em casas ou locais que não sejam clinicas autorizadas.

Segundo os integrantes da comissão, ligada a OAB, houve notícias de que uma veterinária de Araraquara, SP, está oferecendo e realizando serviços cirúrgicos em domicílio e oferecendo serviços de retirada dos animais para realização do procedimento, sem informar o endereço da clínica onde o procedimento será realizado, a preços muito reduzidos.

Pela lei brasileira, a castração e qualquer outro tipo de cirurgia em animais, dever ser realizado somente em clínica regularmente inscrita nos órgãos competentes.

“Não é a primeira vez que a Comissão tem ciência desse tipo de prática, que classificamos como criminosas”, afirma a presidente do órgão, Carolina M. Galvão. Segundo ela, providências legais para impedir essa prática depende de denúncia, o que não é feito porque as pessoas que contratam esses serviços são mal esclarecidas e acreditam que a simples menção de que estão tratando com veterinária seja garantia de que a intervenção será feita com segurança. O ambiente seguro para intervenção cirúrgica, mesmo a mais simples, deve ser uma clínica, com assepsia e recursos para qualquer emergência. A castração em casa não oferece as mínimas condições de higiene e uma intercorrência, bastante possível em casos de cirurgias, pode ser fatal. “Já foram relatados casos de infecções graves e mesmo óbitos, devido a essas más condições”, assinalou a advogada.

A Comissão faz um pedido para que os proprietários de animais procurados para esse tipo de serviço – castração em domicílio – entrem em contato com o órgão, identificando a pessoa que fez a oferta. A partir dessa identificação pode ser feita uma representação junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, no qual pode ser determinada até mesmo a cassação do registro profissional. 

Você pode denunciar, também, no 190 - Polícia Militar ou direto no Ministério Público.

colaboração: Sérgio Pinheiro

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.