Sábado, 27 de março de 2021
Fala Matão

PM de Matão salva mais um bebê de engasgamento

Policiais realizaram a manobra de Heimlich e encaminharam a vítima para o pronto socorro. Veja o vídeo!

  • Alex Gasoni
  • 23:49
  • Terça-feira, 21 de abril de 2020
Fala Matão - Alex Gasoni
Da esquerda para a direita, soldados Fernando e Maelson, o pai Reginaldo com o bebê e a outra filha, sargento Zingarelli e o cabo Lobo - Foto: divulgação

Na noite de segunda-feira (20), no bairro Nova Cidade, em Matão, a Polícia Militar atendeu mais uma ocorrência de engasgamento de bebê, com final feliz. 

A ocorrência teve início pelo 190, quando o cabo Araújo atendeu a ligação da mãe da recém-nascida Mariana, que estava roxa por engasgamento. A mãe foi orientada pelo policial a manter criança virada e inclinada com a cabeça para baixo, conforme procedimento Heimlich.

Enquanto as orientações aconteciam, o sargento Zingarelli, com o apoio do cabo Lobo e soldados Fernando e Maelson, se deslocaram para a residência da pequena Mariana e colocaram em prática a manobra de Heimlich, fazendo com que a recém-nascida desengasgasse e voltasse à normalidade.

Os policiais se deslocaram com a vítima para o pronto socorro, onde foi realizado o atendimento pela médica Dr. Caroline Caruzo, constatando estar tudo bem com a pequena Mariana.

Na quinta-feira (15) um outro salvamento de bebê engasgado ocorreu em Matão, desta vez os policiais militares atenderam o caso na Vila Cardim (clique aqui e saiba mais).

Veja o momento que o sargento Zingareli chega com o bebê no pronto socorro de Matão:

MANOBRA HEIMLICH
A manobra Heimlich é classificada como o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. É uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias. Assim a vítima fica impedida de respirar.

Na prática o procedimento induz o paciente a uma tosse artificial, que expele corpo estranho e assim desobstrui a traqueia da vítima. E, as vítimas precisam de procedimentos diferentes. A seguir separamos pelo tipo de vítima e listamos o passo a passo.

EM CASO DE BEBÊ ENGASGADO
– Deitar a criança sobre o braço;
– A cabeça deve estar um pouco mais baixa que o tronco;
– Observar se tem algum objeto na boca que possa ser retirado;
– Se a criança continuar engasgada, deve-se incliná-la de costas, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

EM CASO DE PESSOAS ACORDADAS
– Posicionar-se por detrás da vítima, abraçar a vítima com apenas um braço;
– Fechar a mão, com o punho fechado e o polegar por cima. Posicionar a mão na parte superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica;
– Colocar a outra mão sobre o punho fechado bem firme;
– Puxar com força as mãos para dentro, como um abraço apertado, e também puxar para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;
– Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, sempre observar se o objeto já foi expelido e se a vítima respira.
Em caso de pessoas desacordadas
– Sentar-se de frente para a vítima, sobre sua bacia ou pernas;
– Posicionar as mãos abertas, uma sobre a outra na região superior do abdômen, próxima ao tórax;
– Fazer uma forte pressão e também fazer movimentos para cima, utilizando o peso do corpo;
– Repetir quantas vezes for necessário.


Av. Trolesi 3462 Aeroporto - Matão-SP
(16) 3384-7444

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.