Sábado, 27 de março de 2021
Fala Matão

VÍDEO - Rumo dá início ao projeto de duplicação da linha férrea no trecho de Matão

Rumo deve duplicar escoamento de cargas em ferrovias da concessão. Aumento no acionamento das buzinas tem sido alvo de reclamações

  • Alex Gasoni
  • 14:06
  • Quarta-feira, 10 de junho de 2020
Fala Matão - Alex Gasoni
Foto: Fala Matão

A empresa Rumo deu início ao projeto de duplicação da linha férrea no trecho entre os bairros Vivelandia, Bosque, Balista e Residencial Cadioli. Atualmente, o pátio de manobras da empresa fica no trecho de frente com a Matinha do Bosque, paralelo à Rua Major Joaquim Gabriel de Carvalho. Segundo informações de um dos funcionários da empresa, que está trabalhando no projeto, o atual pátio de manobras será retirado da área urbana, ficando nas proximidades da Rodovia Brigadeiro Faria Lima. Com a mudança a linha férrea será duplicada em toda extensão da área urbana, não necessitando manobras no perímetro urbano.


Foto: Fala Matão

Renovação da concessão da Rumo
Com a renovação da concessão da Rumo, o Governo Federal espera aumentar o tráfego de mercadorias em trens de cargas, dos atuais 30 milhões de toneladas por ano para 75 milhões de toneladas até o sexto ano da nova concessão.
A concessão para a rede de 1989 km foi concedida à Ferroban em 1998 e venceria em 2028. A Ferroban se tornou a ALL em 2008, que por sua vez foi adquirida pela Rumo em 2016. A concessão permanecerá por mais 30 anos até 2058.
A rede atende o estado de São Paulo e vai de Santa Fé do Sul, na fronteira com o estado de Mato Grosso do Sul, até o porto de Santos. Os principais produtos transportados na rede são milho, soja, açúcar, farelo de soja, minério de ferro, óleo diesel, contêineres, celulose, álcool, manganês e gasolina.

Buzina
Houve um aumento da quantidade de trens passando por Matão, consequentemente houve, também, expressivo aumento dos acionamentos de buzinas, motivo este que tem gerado muitas reclamações na cidade por parte de idosos, pais com crianças que acordam assustadas, pais de pessoas autistas e trabahadores que não se adaptam com o barulho da buzina e acabam tendo dificuldades para dormir.

Recentemente ocorreu a aprovação de um projeto de Lei que regulamenta o horário de acionamento das buzinas de trens no município, ficando proibido o acionamento da buzina das 22h às 6h, exceto em situações emergências, que devem ser explicadas em relatório. O projeto de autoria da vereadora Ana Mondini precisava ser sancionado pelo prefeito Edinardo Esquetini para ser publicado e ter validade. São 15 dias para o prefeito sancionar, vetar ou silenciar e, devido aos feriados ainda não deu os 15 dias úteis. Caso seja silenciado pelo prefeito, o projeto volta para Câmara Municipal para assinatura do Presidente da Câmara Municipal Luiz Mansini, o que poderá ocorrer na sessão ordinária da proxíma semana, no dia 15. Caso o projeto seja vetado pelo prefeito, volta para a Câmara Municipal para nova discussão e votação entre os vereadores.

Assunto foi abordado no Jornal Fala Matão no noite desta terça-feira (09). Veja!

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.