Sábado, 27 de março de 2021
Fala Matão

Com aviso “gigante” na conta, CPFL alerta sobre suspensão do serviço após fim de prazo estipulado pela ANEEL

Fala Matão conferiu a informação com a CPFL e com o Procon. Prazo de suspenção de corte foi prorrogado até dia 31 de julho

  • Alex Gasoni
  • 16:07
  • Sábado, 20 de junho de 2020
Fala Matão - Alex Gasoni

Quem não realizou os pagamentos das contas de energia elétrica nos últimos meses de abril e maio já estão recebendo em suas contas um aviso “gigante” de corte, colocado em destaque nos talões de cobrança emitidos pela CPFL. Tal medida vem causando constrangimento e irritação dos consumidores.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) proíbe desde o dia 24 de março o corte de energia de quem não conseguiu pagar a conta de luz durante o período da pandemia do coronavírus.

A medida, segundo a ANEEL, preserva o fornecimento de energia aos consumidores mais vulneráveis, garantido a todas as residências e aos serviços considerados essenciais.

Há quem diga que tal aviso “gigante” pode gerar ação de indenização por dano moral, por constrangimento.

Muitas publicações com contas mostrando o aviso em detaque foram publicadas nas redes sociais e até mesmo em veículos de comunicação alertando se tratar de um golpe, mas na realidade a informação não procede.

Se você recebeu o aviso de corte mesmo com as contas pagas, desconsidere a conta ou entre em contato com a empresa pelo telefone 0800 010 10 10 com o código do consumidor que está na sua conta. 

Prorrogação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou até o fim de julho a proibição do corte de energia elétrica dos consumidores inadimplentes residenciais urbanos e rurais. A proibição do corte de energia por 90 dias foi aprovada pela agência no fim de março, com validade também para os serviços considerados essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Com a decisão desta segunda-feira (15), a medida, que perderia validade na próxima semana, ficará em vigor até o dia 31 de julho.

CPFL

Em nota, a CPFL explica que segue a determinação da ANEEL, que suspendia o corte de energia até o dia 22 de junho e agora com prorrogação até o dia 31 de julho. Para evitar transtornos aos clientes, a CPFL está comunicando antecipadamente o aviso de inadimplência em um formato de destaque na conta, com tempo hábil para que os clientes possam regularizar seus débitos junto à distribuidora antes do término desse período.

O aviso de inadimplência e comunicado de risco de corte sempre existiu no campo "aviso importante" nas contas de energia. Neste momento, a CPFL optou por um aviso destacado para garantir que o cliente veja a informação e possa se previnir, negociando seus débitos.

A nota diz ainda que a distribuidora está oferecendo diversas formas de pagamento de contas em atraso e facilidades para a regularização dos débitos pelos clientes, ampliando o parcelamento de débitos para 12 vezes no cartão de crédito e boleto, através de seu site e aplicativo. Os clientes podem entrar em contato com Companhia por meio do site www.cpfl.com.br e app CPFL Energia.

Assunto foi abordado no Jornal Fala Matão. Veja!

ANEEL

Tags

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.