Segunda feira, 18 de janeiro de 2021
Fala Matão

Primeira brasileira vacinada contra Covid é enfermeira de SP

  • Redação
  • 18:45
  • Domingo, 17 de janeiro de 2021
Fala Matão - Redação
Enfermeira Monica Calazans, 54, primeira brasileira a ser vacinada contra a covid-19 - Foto: Amanda Perobelli /Reuters

A primeira vacinada contra a Covid-19 no país foi a enfermeira do hospital Emílio Ribas, Mônica Calazans.

Assim que foi imunizada com a Coronavac, parceria entre Butantan e o Laboratório Sinovac, Mônica foi aplaudida numa cena histórica para o Brasil.

O Hospital das Clínicas de São Paulo começou a vacinação assim que a Coronavac foi aprovada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Prêmio

Mônica é viúva. Em dezembro do ano passado ela recebeu o prêmio Notáveis CNN, por sua luta contra o coronavírus.

Na ocasião ela se emocionou:

“Eu não sei nem se essa palavra, heroína, cabe a mim. Falo por mim, por todos os profissionais de saúde que ainda estão na linha de frente e aqueles que não estão mais com a gente, que tentaram fazer um trabalho perfeito e foram arrebatados pela doença”, disse.

Governo Federal 

Segundo Pazuello, a aplicação da vacina na enfermeira Mônica Calazans, está “em desacordo com a lei”.

“Poderíamos num ato simbólico ou numa jogada de marketing iniciar a primeira dose em uma pessoa, mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso”, acrescentou o ministro.

Questionamento na internet

Segundo informações do portal do Coren (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) Mônica já teria tomado a vacina, sendo voluntária durante o período de testes da Coronavac. Na matéria o texto destaca Mônica sendo reconhecida como Heroína do Ano, no prêmio Notáveis, da CNN e por ter sido voluntária na vacinação de testes. Em busca de respostas, o portal Fala Matão apurou que a enfermeira teria tomado placebo quando participou dos testes, o que possibilitou tomar a vacina real neste domingo (17).

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.