Sábado, 27 de março de 2021
Fala Matão

Matão regride para a fase laranja no Plano SP

Bares não poderão abrir a partir de segunda-feira. 10 regiões ficam na fase laranja e sete na fase vermelha

  • Alex Gasoni
  • 13:43
  • Sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
Fala Matão - Alex Gasoni

Resumo da coletiva
• Doria adia volta das aulas presenciais no estado de SP para 08/02 e decidiu suspender a obrigatoriedade da presença física dos alunos em sala. A regras de porcetagem de presença em cada fase se mantém, o que muda é a suspensão de obrigatoriedade da presença física.

• A capital paulista e a Grande São Paulo, além de outras três que estavam na amarela, inclusive a região de Araraquara/Matão, que fazem parte da DRS III, passaram a ficar na fase laranja, que veta o funcionamento de bares, os demais setores podem funcionar, mas com restrição de funcionamento e capacidade (regras logo abaixo).

• João Doria (PSDB) determinou que todo o estado fique na fase vermelha do plano de flexibilização econômica aos finais de semana e feriados. 
Com a regressão de fase aos finais de semana para todas as cidades do Estado de SP, apenas serviços essenciais serão autorizados a funcionar aos sábados, domingos e feriados e no período noturno nos dias úteis, das 20h às 6h. As medidas já começam a valer a partir da próxima segunda-feira (25).

• Cinco novas regiões regrediram à fase vermelha. Nela, apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem operar. Bares, restaurantes e comércio não poderão funcionar.

• O governo recomenda que os hospitais cancelem cirurgias eletivas, promete abrir mais de 750 novos leitos para vítimas da Covid-19 até o dia 25 de fevereiro e diz que vai reativar o Hospital de Campanha de Heliópolis, na capital.

Regras da quarentena válida nas regiões que estão na fase 3, amarela
• Capacidade de atendimento de comércio de rua, shoppings, bares, restaurantes e salões de beleza é de 40%, por no máximo 10 horas por dia, até as 22 horas. Antes os shoppings e comércio podiam abrir por 12 horas.
Bares podem funcionar até as 20 horas.

• Restaurantes podem funcionar até as 22 horas, mas o serviço de bebida alcoólica precisa ser encerrado até 20 horas.

• Eventos com público em pé estão proibidos. Só são permitidos eventos com pessoas sentadas e capacidade de 40%. É necessária a venda antecipada de ingressos.
Nas academias a capacidade máxima é de 40%.

• Os parques continuam abertos.

Regras da quarentena válida nas regiões que estão na fase 2, laranja, e na fase 1, vermelha

A fase vermelha só permite o funcionamento normal em setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Já na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

A venda de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.

As regiões na fase laranja a partir do dia 25 são: Grande São Paulo e as regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto.

 

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.