Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
Fala Matão

Prefeito confirma regras mais rígidas após confirmação de novas cepas em pacientes de Araraquara
Variante do coronavírus detectadas em Manaus e Reino Unido estão circulando na região. Secretários e prefeitos da região estão trocando informações para possíveis novas medidas

  • Redação
  • 13:45
  • Sábado, 13 de fevereiro de 2021
Fala Matão - Redação
Prefeito de Araraquara Edinho Silva - Foto: reprodução/rede social

No inicio da noite desta sexta-feira (12), o prefeito de Araraquara Edinho Silva confirmou através de uma live pelas redes sociais, que as cepas do coronavírus detectadas em Manaus e Reino Unido estão circulando em Araraquara.

O prefeito disse que a constatação foi feita pelo Instituto de Medicina Tropical, ligado à USP, que localizou as mutações do vírus em pacientes positivados em Araraquara. Isso significa o agravamento da situação.

Diante da constatação, novas deliberações serão divulgadas pelo Comitê de Contingenciamento de combate ao coronavírus e medidas mais rígidas vão ser adotadas a partir de segunda-feira (15).

A Prefeitura e o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), já estavam investigando a nova cepa por conta do aumento da transmissão da Covid-19 nas últimas semanas e a mudança no perfil dos pacientes internados levantam essa suspeita entre as autoridades de saúde.

O Sesa enviou no total 16 amostras de pacientes com Covid-19 leve, moderada e grave para análise do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, órgão vinculado à USP (Universidade de São Paulo). Essas amostras foram colhidas em cinco pacientes que estavam no Hospital da Solidariedade (hospital de campanha), cinco no Pronto-Socorro do Melhado e dois na UPA da Vila Xavier (polo de triagem).

A nova cepa, já registrada em alguns países do mundo e em cidades brasileiras, significa que o coronavírus passou por mutações e alterações em seu material genético conforme foi sendo transmitido de pessoa para pessoa.

Vagas

A filha de um dos pacientes internados em Araraquara relatou à reportagem da Massa FM, que seu pai precisou ser transferido para a cidade de Osaco/SP, pela falta de leitos de UTI na cidade e na região.

Novas regras

A partir da próxima segunda-feira, dia 15, Araraquara adotará regras mais restritivas de isolamento social com fiscalização mais intensa. Haverá controle de circulação de pessoas, segundo decreto publicado na noite desta sexta-feira (12), mas ainda não haverá lockdown.

Após confirmar por meio de uma “live” nas mídias digitais que duas novas cepas do coronavírus estão em circulação na cidade (cepas de Manaus e Reino Unido), o prefeito Edinho Silva editou decreto com as novas medidas para a fiscalização e a instrumentalização do estado de calamidade pública.

O documento relaciona uma série de atividades econômicas, consideradas essenciais, que podem funcionar com restrições durante a fase vermelha do Plano SP de flexibilização, como por exemplo, supermercados, hipermercados, açougues, padarias, feiras livres, cerealistas e congêneres, vedado o consumo de gêneros alimentícios no local e estipulado horário exclusivo para ingresso de idosos. Podem funcionar também estabelecimentos de saúde animal, óticas (mediante o atendimento de 1 único cliente por vez), oficina mecânica, atividades industriais - observada a lotação máxima de 30% (trinta por cento) dos veículos utilizados no transporte próprio de empregados, entre outras.

Postos de combustíveis também podem atender, mas de segunda à sábado até às 19h, proibido o atendimento presencial ao público nas lojas de conveniência, exceto naquelas que comportem padarias.

O Art. 7º do decreto estabelece que “fica proibida a circulação de veículos automotores, veículos de propulsão humana e de munícipes sem finalidade relativa à utilização ou à prestação dos serviços essenciais, nos termos dos Arts. 3º e 4º do documento, sob pena da aplicação das penalidades previstas na Lei nº 9.931, de 25 de março de 2020.

Art. 3º fala do funcionamento de atividades essenciais. Já o artigo 4º trata exatamente do funcionamento de postos de combustíveis. Bares e restaurantes podem funcionar, mas com serviços de entrega (“delivery”) e “drive thru”, exclusivo àqueles estabelecimentos "que já detiverem estrutura física para o exercício da modalidade". (Fonte: Portal Morada)

As medidas foram anunciadas pelo Prefeito de Araraquara Edinho Silva, às 19h36, de sexta-feira (12). Veja!

Boletim Covid-19 de Araraquara divulgado neste sábado pela Secretária de Saúde Eliana Honain. Confira!


Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.