Quinta-feira, 18 de março de 2021
Fala Matão

Ribeirão Preto decreta lockdown a partir de quarta-feira até domingo (21)

Regras mais rígidas em Ribeirão Preto foram anunciadas nesta terça-feira (16)

  • Redação
  • 14:17
  • Terça-feira, 16 de março de 2021
Fala Matão - Redação
Sandro Scarpelini e Duarte Nogueira - Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto decretou, nesta terça-feira (16), medidas de extrema restrição no município. As restrições valem pelos próximos cinco dias, a partir de quarta-feira (17). A informação foi confirmada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em coletiva realizada no Palácio do Rio Branco.

As medidas acontecem após o agravamento da pandemia na cidade e incluem a restrição do direito de ir e vir da população, além do fechamento de bancos, transporte coletivo, supermercados, entre outros. O decreto com todas as restrições será publicado ainda hoje no Diário Oficial.

“A gente vê que o número de óbitos têm crescido muito nos últimos dez dias (…) e um limite perigoso de 95% de ocupação de UTI”, disse Sandro Scarpelini, secretário da Saúde, ao justificar a adoção das medidas. Ele disse ainda que o fato de a prefeitura ter mantido a cidade na zona laranja contra a recomendação do governo do Estado, em março, não teve relação com o agravamento da situação. “Nós tínhamos índices para permanecer na zona laranja. Fomos envolvidos em uma onda que que atingiu todo o Estado”, disse.

Já o prefeito Nogueira informou que a situação será reavaliada na semana que vem. “Infelizmente, não é uma situação apenas de Ribeirão Preto. Teremos que adotar medidas duras contra o avanço da doença”, disse, durante coletiva.

Podem funcionar

- hospitais;
- UPA;
- serviços de saúde;
- farmácias;
- delivery de alimentação, supermercados, padarias, açougues, hortifrúti e entrega de gás, desde que o estabelecimento permaneça a portas fechadas e opere com até 30% (trinta por cento) de seus funcionários ou prestadores de serviços
- delivery de alimentação e restaurantes, desde que o estabelecimento permaneça a portas fechadas e opere com até 50% (cinquenta por cento) de seus funcionários.;
- coleta de lixo;
- cemitérios;
- posto de gasolina em horário reduzido (das 6h às 20h) exclusivamente para deslocamento ou execução de atividades e serviços permitidos no decreto;
- táxis e motoristas por aplicativos;
- serviços de transporte de valores e de combustíveis;
- autoatendimento presencial exclusivamente em agências bancárias;
- serviço de transporte de mercadorias de outros municípios com destino a cidade ou o contrárioatividades de segurança privada;
- atividades industriais cuja paralização acarrete danos à estrutura do estabelecimento e aos respectivos equipamentos, máquinas e insumos. Nesse caso, é necessário reduzir o número de funcionários presentes no estabelecimento.

Segundo o decreto municipal número 50, entre quarta-feira e domingo, a circulação de pessoas e veículos na cidade é permitida em apenas seis ocasiões:

- Compra de medicamentos;
- Atendimento ou socorro médico para pessoas ou animais;
- Embarque e desembarque no aeroporto ou na rodoviária;
- Entrada ou saída da cidade por outros meios de locomoção;
- Atendimento de urgência ou necessidades inadiáveis;
- Prestação de serviços permitidas pelo decreto.

No entanto, é necessário que a pessoa comprove a real necessidade de circulação, além de apresentar documento de identificação e comprovação de endereço residencial. Veja o que apresentar:

- Nota fiscal de compra ou prescrição médica do medicamento adquirido ou a ser adquirido;
- Atestado de comparecimento em unidade de saúde;
- Carteira de trabalho, contracheque, contrato social de empresa, declaração de terceiro com identificação do indivíduo, do declarante e do endereço da prestação dos serviços;
- Tíquete ou imagem da passagem que comprove o deslocamento intermunicipal;
- Comprovação da urgência ou da necessidade inadiável por qualquer meio ou declaração própria ou de terceiros.

Não podem funcionar

- bancos - atendimento presencial - e lotéricas;
- transporte coletivo;
- escolas;
- comércio de rua e shoppings;
- lojas de conveniência;
- salões de cabeleireiro e outros equipamentos de estética;
- academias e clubes;
- serviços públicos;
- praças e parques;
- treinos de equipes de alto rendimento esportivo.

Lockdown em outras cidades da região
Jaboticabal, Monte Alto e Sertãozinho, entre outras cidades da região de Ribeirão Preto, também, realizaram anúncios semelhantes.

Fonte: Portal Thati / G1 Ribeirão Preto

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.