Segunda feira, 24 de maio de 2021
Fala Matão

Matonense completa 45 anos de fundação

Águia Azul foi o time sensação nos anos 90 ao vencer três divisões de acesso de forma consecutiva, saindo da quarta divisão para a A1 entre 1995 e 1998

  • Alex Gasoni
  • 10:36
  • Segunda feira, 24 de maio de 2021
Fala Matão - Alex Gasoni
Matonense é a campeã da Segunda Divisão do Campeonato Paulista 2013, após golear o Água Santa por 4 a 0 no Estádio Hudson Buck Ferreira, em Matão - Foto: internet

Nesta data querida, 24 de maio, a Matonense comemora mais um ano de histórias no futebol paulista. Em 1976, a Sociedade Esportiva Bambozzi, equipe que era patrocinada pela indústria que lhe emprestava o nome, sagrava-se campeã amadora do estado. Com esse título, o clube adquiriu o direito de participar da Terceira Divisão (atual A3) profissional do ano seguinte. Mas os diretores da companhia imaginavam, com alguma razão, que o profissionalismo exigiria muito investimento, tanto em recursos financeiros como em tempo, desviando esforços para uma parte que não era objetivo principal da empresa.

A Sociedade Esportiva Matonense foi fundada pelo empresário Horácio Cayres, com apoio do prefeito da época, o senhor Celso de Barros Perche. As cores escolhidas seriam as da cidade, e assim foi feito.

Em 1990, já na sua décima quarta participação, o time sobe para a Segunda Divisão (atual A2), mas em 1994, com a reorganização das fórmulas de disputas, a equipe desce para a Quarta Divisão (atual Série B). Todavia, numa subida inédita no futebol paulista, conseguiu três acessos consecutivos, quando conquistou os campeonatos da Quarta Divisão, em 1995; da Terceira, em 1996; e da Segunda, em 1997. O fato inédito foi tão expressivo que, ao chegar na divisão de elite do futebol paulista, virou notícia nos meios esportivos da mídia nacional.

Mascote

Dona de uma das trajetórias mais fantásticas na história do futebol paulista, a Matonense galgou todos os degraus do futebol do Estado, saindo da Quarta Divisão, em 1995, para a Primeira em apenas quatro anos. Esse feito histórico mostrou que realmente a Águia, capaz de vôos tão altos, havia sido escolhida adequadamente para ser a mascote da equipe.

Conquistas

No ano de 2013, a Matonense conquistou, pela segunda vez, o título da Série B do Campeonato Paulista. Com a melhor campanha desde as primeiras fases do campeonato, a Matonense chegou a final contra o time do Água Santa de Diadema. Porém, a equipe de Matão foi goleada no ABC Paulista por 5x2, forçando a conquistar uma vitória expressiva por mais de 3 gols de diferença e num jogo histórico, a Matonense fez 4x0 no estádio ''Dr. Husdon Buck Ferreira e garantiu o bicampeonato da Série B, depois de 18 anos.

Presidente Antonio Galli

O grande sucesso e ascensão da Matonense se deve em especial pelo empresário Antônio Galli, presidente e responsável à época pelas excepcionais campanhas do time e, também, por revelar vários jogadores - por exemplo, o jogador Grafite. Em Matão, falar da Matonense sem associar o nome de empresário Antonio Galli é o mesmo que falar do Santos e não lembrar do Pelé.

Ex-presidente da Matonense Antonio Galli - Foto: internet

Já em 2014, a Águia azul garantiu o acesso para a Série A2 do Paulistão junto com o campeão dessa edição no mesmo grupo, o Grêmio Novorizontino.

Em 2015 a Matonense foi rebaixada no Campeonato Paulista da Série A2, terminando o campeonato com 17 pontos, ficando na 18.ª colocação.

Em 2016 retornou a A3, terminando a primeira fase na 5.ª colocação, com sua equipe técnica formada pelo treinador Pinho e como auxiliar técnico Anderson Florentino.

A Sociedade Esportiva Matonense é a única equipe além do Oeste de Itápolis, e do São Bento de Sorocaba a ter acessos consecutivos da B para a A1 na história do Paulistão.

Jogadores revelados pela Matonense

1996: Marquinhos Bolacha
1999: Grafite
1998: Julio Cesar
2000: Marcinho Guerreiro
2004: Rafael
2015: Adriel
2019: Pelezinho

Matonense 2020

Em 2020, em plena pandemia e com portões fechados para a torcida, a Matonense disputou o Campeonato Paulista SUB-23 da Segunda Divisão, mas infelizmente terminou a temporada entre as última posições. 

Veja nos vídeos abaixo, um pouco de momentos históricos da Matonense. 

 Matonense goleia Água Santa e fica com o título da segundona

Antonio Galli lembra da conquista do título da Matonense na segundona

Luciano do Vale narrando gol do hoje técnico de futebol, Dorival Júnior

Fonte: FPF / Wikipedia 
Vídeos: TV FPF / Rafael Sampaio

Copyright © 2021 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.