Quinta-feira, 10 de junho de 2021
Fala Matão

Hospital de Matão poderá utilizar plasma convalescente no combate a Covid

Uso do plasma pode evitar o agravamento da Covid-19. Entrevista com vereador e assessor jurídico do Hospital Carlos Fernando Malzoni, Paulo Bernardi

  • Alex Gasoni
  • 10:53
  • Quinta-feira, 10 de junho de 2021
Fala Matão - Alex Gasoni
Vereador e assessor jurídico do Hospital de Matão Paulo Bernadi

Por iniciativa do vereador Paulo Bernardi, que também é assessor jurídico do Hospital Carlos Fernando Malzoni, foram iniciadas tratativas com o Instituto Butantan para que fosse disponibilizado aos pacientes de determinado grupo, o uso alternativo do plasma convalescente.

O primeiro contato com o Instituto Butantan foi feito por intermédio do professor e biólogo Valter Rafael Cicogna Gimenez (FEFEL) e pela Dra. Fernanda Ribeiro, médica hematologista do Hospital Carlos Fernando Malzoni. Na tarde do dia 08 de junho, foi realizada uma reunião virtual, presentes o Dr. Dante Langhi, presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular e membro do Conselho da Fundação Butantan, Denise Minelli, Superintendente do Hospital Carlos Fernando Malzoni, Dr. César Minelli, Diretor Técnico do HCFM, Dr. Fernanda Ribeiro, médica hematologista do HCFM, Prof. Fefel Gimenez e Dr. Paulo Bernardi.

O Hospital seguirá os protocolos estabelecidos com o Instituto Butantan, sendo que como os estudos nacionais e internacionais realizados demonstram que o plasma não tem efeito prático em casos graves, a utilização levará em conta os pacientes com idade superior a 45 anos, que apresentem comorbidades e que estejam até no quinto dia do início dos sintomas.

Os próximos passos são o estabelecimento de um protocolo para indicar quem são as pessoas às quais poderá ser ofertada essa terapia (cujo uso deve obrigatoriamente ser autorizado pelo paciente), obter autorização do Comitê de Ética Médica da instituição, elaborar o termo de consentimento e iniciar o tratamento, realizando um acompanhamento do comportamento do paciente por um período que será estabelecido, após o recebimento do plasma.

“ Estamos trazendo mais uma alternativa para tentar conter o elevado número de internações. O uso do plasma pode evitar o agravamento da COVID. ”, ressaltou a Superintendente Denise Minelli.

Paulo Bernardi salientou: “ É importante termos um bom contato com o Butantan e isso foi conseguido graças ao Fefel Gimenez. O Dr. Dante Langhi é filho de tradicionais famílias turvenses/matonenses e se mostrou bastante interessado no projeto que o Hospital apresentou. Quero agradecer ao Dr. Minelli, Dra. Fernanda e a todos que estão colaborando com o projeto, acolhendo a minha ideia de trazermos mais essa ferramenta de combate ao COVID 19 para Matão. ”.

O Tratamento
O plasma é a parte líquida do sangue, e é nele que estão contidos os anticorpos. O objetivo de um tratamento utilizando plasma convalescente é transferir ao paciente, de maneira passiva, um quantitativo de anticorpos suficiente para combater o vírus.

Veja a entrevista exibida na manhã de quinta-feira (10) no programa Microfone Aberto na Massa FM 89,3!

Copyright © 2021 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.