Quinta-feira, 17 de junho de 2021
Fala Matão

Araraquara atinge índice e terá novo lockdown
Mesmo com a possibilidade de restrições mais abrangentes em evidência, há vários dias, data de início e regras ainda não estão definidas

  • Redação
  • 10:04
  • Quinta-feira, 17 de junho de 2021
Fala Matão - Redação
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT-SP), ao lado da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, em 12 de fevereiro, quando Araraquara entrou em lockdown pela primeira vez

O município de Araraquara atingiu, pelo terceiro dia consecutivo, o índice de contaminados por coronavírus que prevê um novo lockdown, de acordo com o decreto da prefeitura.

O Comitê de Contingência do Coronavírus informou, no início da manhã desta quinta-feira (17), que, de 856 amostras, 202 foram positivadas para a doença, o que corresponde a 23,59%. Considerando apenas os casos sintomáticos, o índice chega a 25,37%. De acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos e sociais de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar 30% dos indivíduos sintomáticos ou 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. 

Em entrevista ao Portal Morada, a secretária da saúde, Eliana Honain, afirmou que os setores públicos e privados dos serviços de saúde estão “estrangulados”, e que não há leitos para todos.

“Teremos reuniões ao longo do dia para definir o novo decreto e quando começará o lockdown. O prefeito Edinho Silva já tem conhecimento da situação e convocou o setor jurídico da prefeitura e o comitê para uma reunião pela manhã. Os municípios da região têm interesse em seguir Araraquara, pois as pessoas acabam saindo e indo para outros municípios. Existe essa disponibilidade, capitaneada pelo prefeito de Santa Lúcia por exemplo, e vários outros prefeitos”, diz a secretária.

O Comitê entende que os supermercados são estratégicos e que, portanto, terão uma regra específica para não afetar o abastecimento da população. "Analisaremos aquilo que garanta o distanciamento, serão medidas ponderadas", afirma Eliana.

A vacinação continuará nos próximos dias e não será suspensa. A ideia, de acordo com Honain, é ampliar a vacinação e ganhar tempo, tentando imunizar o maior número possível de pessoas das faixas etárias programadas, com a primeira e segunda dose.

Até o final da tarde desta quinta, as definições do novo lockdown serão divulgadas pelo Comitê de Contingência. 

(Por Luis Antônio e Adriana Nagazako - Portal Morada)

Copyright © 2021 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.