Terça-feira, 29 de junho de 2021
Fala Matão

Vacinação em massa em Botucatu reduz casos de Covid-19 em 71% já na primeira dose

Município é parte de um estudo sobre a eficácia da vacina contra o novo coronavírusda AstraZeneca/Fiocruz

 

  • Alex Gasoni
  • 15:15
  • Segunda feira, 28 de junho de 2021
Fala Matão - Alex Gasoni

A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, apresentou queda de 71,3% nos novos casos por Covid-19 seis semanas depois de iniciar a vacinação em massa da população (1ª dose) contra o novo coronavírus.

A cidade faz parte de estudo realizado com apoio do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina Covid-19 da Astrazeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com a prefeitura de Botucatu, a média móvel de casos de 20 a 26 de junho ficou em 283 casos por dia. Duas semanas antes, o número era de 988.

A vacinação em massa da população entre 18 e 60 anos em Botucatu teve o Dia D realizado em 16 de maio deste ano. Mais de 65 mil moradores da cidade foram vacinados somente em um dia, superando a expectativa de que 60 mil pessoas recebessem a primeira dose..

Além do Ministério da Saúde, da Fiocruz e da prefeitura, a pesquisa conta com a parceria da Universidade de Oxford, do laboratório AstraZeneca, da Fundação Gates e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Internações também registram queda
As internações por Covid-19 também apresentaram queda depois da vacinação em massa. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

Em 25 de junho eram 50 pessoas internadas com a doença, cerca de 46% a menos do que em 9 de junho, quando 92 pessoas estavam internadas.

Até o momento, 77 mil moradores receberam a primeira dose da vacina Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz, por meio do projeto, em Botucatu.

Aplicações em Matão
Até quinta-feira (2), Matão aplicou 23.149 de doses da vacina AstraZeneca, o que representa 52.72% do total entre todas as vacinas aplicadas no município.

Copyright © 2021 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.