Terça-feira, 17 de agosto de 2021
Fala Matão

Matão tem 100% de chance na escolha para implementação do Porto Seco, diz vereador Robinho

Impostos gerados para benefícios na cidade e geração de empregos mudaria a perspectiva de crescimento econômico do município

  • Alex Gasoni
  • 17:02
  • Sábado, 14 de agosto de 2021
Fala Matão - Alex Gasoni
Porto Seco de Anápolis - Foto: divulgação - Através de um porto seco é possível realizar operações de movimentação, desembaraço, entrepostagem, armazenagem e despacho aduaneiro.
''Diante do que foi dito pelos investidores, Matão tem 100% de chance de ser a cidade escolhida para o investimento bilionário, que poderá gerar milhares de empregos diretos e indiretos'', disse o vereador Robinho Ramos em entrevista exclusiva no Jornal Fala Matão.

Porto de Seco de Matão prevê uma fábrica de ração, uma usina de etanol de milho, armazenamento de 3,2 milhões de sacas (estoque regulardor), pesquisas e desenvolvimentos de produtos, aeroporto, exportação de carnes, abatedouro de aves, entre outras implementações. 

O vereador Robinho Ramos traz novidades sobre a possível implementação do Porto Seco em Matão, uma nova reunião aconteceu com o prefeito Cido Ferrari na sexta-feira (13). Confira!
 


Porto Seco: o que é?

De forma simples, porto seco, ou Estação Aduaneira do Interior (EADI), nada mais é do que uma área alfandegada de uso público localizada em uma zona secundária. Ou seja, fora dos portos principais e próxima de regiões com grande volume de produtos a serem comercializados, tanto para importação de mercadorias como exportação.

Dentro do porto seco são realizadas operações de movimentação, desembaraço, entrepostagem, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem importadas ou que serão exportadas.

Toda a administração do porto seco é feita por uma empresa privada, mas o controle aduaneiro é de responsabilidade da Receita Federal do Brasil. Ou seja, ela faz todo o controle de mercadorias desde a sua entrada no país e consequente nacionalização e distribuição, assim como atua no processo de embarque para o exterior.

Desta forma, os portos secos são uma opção logística para reduzir o fluxo de produtos nos portos e aeroportos brasileiros. Além disso, também agilizam as etapas do processo de envio e recebimento de mercadorias, reduzindo os custos com armazenagem.

Ainda, por estarem instalados próximos a importantes regiões produtoras e consumidoras no país, é possível diminuir as despesas com deslocamento, certamente um grande problema para os empresários brasileiros.

Como funcionam os portos secos
No caso de mercadorias importadas, as estações aduaneiras recebem as cargas ainda consolidadas e, após nacionalização, pode despachá-las para uso imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro. Ainda, o porto seco pode armazenar a mercadoria importada no período determinado pelo importado (máximo de três anos).

Já para produtos exportados, o porto seco pode receber e preparar as mercadorias para serem enviadas ao exterior. Isso inclui, por exemplo, etiquetagem e marcação de produtos para atender às exigências do comprador. Além disso, pode-se utilizar a área alfandegada para depósito de cargas e os custos são desembolsados pelo importador no exterior.

Tags

Copyright © 2021 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.