Terça-feira, 24 de agosto de 2021
Fala Matão

Incêndios de grandes proporções deixaram Matão envolto de fumaça

Várias outras cidades também sofreram com grandes concentrações de fumaça provocadas por diversos incêndios

  • Alex Gasoni
  • 10:17
  • Segunda feira, 23 de agosto de 2021
Fala Matão - Alex Gasoni

Durante o domingo (22), Matão registrou várias queimadas de grandes proporções. Em área paralela a pista Matão/Motuca, o fogo teve início em área canavieira e se alastrou para a Mata do Macaco. Outro grande incêndio, provavelmente um do maiores registrados neste ano em Matão, aconteceu entre as Fazendas Cambuhy e Marchesan, queimando cana, palhada e mata, com duração de aproximadamente 9 horas de fogo intenso. Houve o registro de explosão de um transformador e mortes de diversos animais. Nesta segunda-feira (23), brigadas de incêndio ainda estão trabalhando intensamente para conter novos focos de incêndio.

Especialistas em brigadas de incêndios afirmam que os incêndios são ocasionados por culpa do ser humano, de forma voluntária ou involuntária: o vidro, plástico e alumínio exposto ao sol reflete e amplia a incidência de raios solares iniciando a propagação de fogo. Outros incêndios são ocasionados de forma proposital, criminal.


Matão/SP - Madrugada de segunda-feira (23)

 

Araraquara
Segundo informações do Portal Morada, em Araraquara um incêndio atingiu o local conhecido como “lixão” do Parque São Paulo. No Parque Pinheirinho, um dos principais espaços de preservação ambiental da cidade de Araraquara, as chamas destruíram a mata e os bombeiros trabalharam durante horas no combate às chamas. 

Rincão/Guatapará
Incêndio de grande proporção também foi registrado entre Rincão e Guatapará. Diversos animais mortos foram encontrados.

Cuidados
A orientação de profissionais da saúde é beber, pelo menos, seis copos d'água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias de água nos quatros, usar roupas leves e, se possível, de algodão. Também faz parte das recomendações não fazer exercícios físicos entre 10h e 17h e evitar queima de lixo e entulho.

Massa de ar seco
A massa de ar seco e quente predomina no estado de SP pelo menos até quinta-feira, podendo contribuir para novos incêdios. A baixa umidade do ar dificulta a dispersão dos poluentes, agravando a dificuldade para respirar, podendo propiciar pequenos traumas nas narinas, levando ao sangramento.

Copyright © 2021 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.