Quarta-feira, 17 de novembro de 2021
Fala Matão

Ministério da Saúde anuncia 3ª dose de vacina contra covid-19 para população acima de 18 anos

Marcelo Queiroga afirmou que o reforço poderá ser aplicado cinco meses após a segunda dose

  • Alex Gasoni
  • 12:01
  • Terça-feira, 16 de novembro de 2021
Fala Matão - Alex Gasoni

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje (16), a aplicação de terceira dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 18 anos. Até então, essa dose de reforço vinha sendo aplicada em idosos e públicos específicos. Agora, a terceira já está liberada para os adultos que tenham tomado a segunda dose, de qualquer uma das vacinas, há mais de cinco meses. 

Para as pessoas que tomaram a vacina de dose única, que a partir de agora não será mais dose única, terão que tomar a segunda dose da mesma vacina com intervalo de no mínimo dois meses, após tomar a segunda dose deverá tomar uma terceira dose de uma vacina diferente com novo intervalo a partir da segunda dose de cinco meses. 

O anúncio foi feito há pouco pelo ministro, durante coletiva de imprensa, em Brasília (DF). Queiroga disse que a decisão é fruto de análises e estudos que comprovaram que a terceira dose é eficaz.

“Já tínhamos aplicado em todos que tomaram há mais de seis meses com 60 anos e agora, graças às informações dos estudos científicos de efetividade, realizados em parceria com Fundação Oswaldo Cruz e Universidade de Oxford, decidimos ampliar essa dose de reforço para todos acima de 18 anos, que tenham tomado a segunda a dose há mais de 5 meses. Temos doses de vacina suficientes para que cheguem, tempestivamente, a todas as unidades da Federação”, comunicou o ministro.

Desafios
Segundo Queiroga, o Brasil já está à frente dos Estados Unidos em relação à segunda dose. “Já temos a campanha mais importante do mundo, já ultrapassamos os EUA no percentual de população totalmente imunizada, mas temos que cuidar para que não aconteça como em alguns países da Europa, que estão tendo aumento de casos”, disse. 

Aplicação
Por se tratar de informação recente, os munícipes deverão aguardar a divulgação de cada município sobre as datas de vacinação de reforço para cada faixa etária. 

Copyright © 2021 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.